Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, Mairiporã recebe na sede do Projeto Navega/Rio Juquery (Clube de Campo), das 9h às 17h, o Campeonato Brasileiro de Canoagem com a categoria Slalom para iniciantes.
O campeonato terá a participação de todos os núcleos de Canoagem Slalom do Brasil, com a participação de aproximadamente 200 atletas.
A Canoagem Slalom, modalidade olímpica desde 1992, é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros. A canoagem turismo e aventura é uma especificidade que não se inclui nos padrões de esporte de competição.
A modalidade nasceu em 1932, inspirada em provas de descida de ski. O desenvolvimento do esporte que exige do atleta remar em canoa ou caiaque por um percurso em corredeira, tendo balizas como obstáculo, sem cometer penalidades e no menor tempo possível, sofreu um atraso por conta da Segunda Guerra Mundial, que teve início em 1939, apenas seis anos depois da primeira competição de canoagem slalom, disputada na Suíça.
Nos Jogos Olímpicos, a canoagem slalom estreou na edição de Munique-1972. Depois disso, entretanto, ficou de fora entre 1976 e 1988, retornando apenas nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992. A partir de então, esteve presente em todas as edições.