Google faz 25 anos: O Mistério por Trás da Data e a Ascensão do Gigante Tecnológico

O celebrado Doodle de hoje marca um quarto de século de Google.

Mas, por que a data de aniversário mudou ao longo dos anos? E como esse titã tecnológico surgiu? Mergulhe nessa jornada conosco.

“Agradeça por ter buscado conosco ao longo destes anos”, celebra o Google em seu Doodle do 25º aniversário, lançado nesta quarta-feira (27).

Embora o gigante da tecnologia comemore seu quarto de século hoje, a origem dessa data é envolta em mistério. Historicamente, o Google marcou seu aniversário em várias datas de setembro, sendo a data oficial de fundação em 4 de setembro de 1998. Até 2006, essa era a data reconhecida. Mas as celebrações posteriores revelaram que até o próprio Google estava incerto sobre o dia exato de seu aniversário.

A complexidade do mistério se aprofunda quando olhamos para os doodles anteriores da empresa. Por exemplo, o Doodle comemorativo de 15 anos apontou a incerteza da empresa sobre sua data de nascimento. No entanto, com a escolha do dia 27 de setembro para este ano, parece que a empresa finalmente se estabeleceu em uma data de celebração.

De onde veio o Google?

A resposta nos leva de volta à Universidade de Stanford, onde dois estudantes de doutorado, Larry Page e Sergey Brin, se aprofundaram nos meandros da World Wide Web. Seu projeto, intitulado “A anatomia de um mecanismo de pesquisa da Web hipertextual em grande escala”, delineou a fundação do que se tornaria o Google.

Este revolucionário estudo, que se tornou um dos mais baixados da internet, deu vida ao BackRub, o precursor do Google. A inovação? Um sistema que avaliava a relevância dos sites baseado no número de outras páginas que os vinculavam, um conceito que permanece central no algoritmo do Google até hoje.

A transformação do BackRub em Google, nome derivado de “googol” (o número 1 seguido de 100 zeros), foi seguida por esforços de Page e Brin para financiar sua visão. E assim, em 4 de setembro de 1998, nasceu a Google Inc. nos Estados Unidos.

Mas o Google é muito mais do que apenas um buscador. Sendo parte do conglomerado Alphabet, sua gama de produtos expandiu-se vastamente para incluir Android, Maps, Waze, Chrome, Gmail, Google One, Drive, Google Play e a mega plataforma YouTube.

Hoje, o Google não é apenas uma empresa de tecnologia; é um pilar do mundo moderno. Está lado a lado com instituições financeiras monumentais e contemporâneos tecnológicos, como Microsoft e Apple, estabelecendo-se como uma das dez empresas mais valiosas do globo.

*Com informações de Valor.