Em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro), a Pró-Sangue promove a Semana Nacional do Doador de Sangue para prestar uma homenagem a essas pessoas tão especiais.
A iniciativa que vai além de uma simples homenagem, visa ainda estimular a doação e aumentar o volume do estoque de sangue, para que não falte esse fundamental hemocomponente nos mais de 80 hospitais abastecidos pela instituição.
Em 2022, a ‘Semana do Doador da Pró-Sangue’ acontece entre os dias 21 e 26 de novembro e segue com a tradição de presentear o público com apresentações musicais e artísticas no posto Clínicas, bem como com outras surpresas em todas as unidades de coleta da instituição.
Para edição deste ano, algumas novidades. Pela primeira vez, o evento vai contar com um embaixador oficial, protagonizado pelo grande Zé Maria (ex-Corinthians), que fará um link da doação de sangue com os jogos de futebol.
Para contribuir na locomoção dos doadores voluntários, a Fundação contará com apoio da empresa de aplicativo de transporte 99, por meio da distribuição de 6 mil vouchers de até R$ 30 para as viagens até um dos 6 postos de coleta da instituição, com validade entre os dias 21 e 30 deste mês.
Empresas como Dona Deôla, Brownie do Luiz, Balões São Roque, Copag, Bombril, Hello Kitty, DNA Brownies, Giuliana Flores, ARTESP, Amper, Letraria Cultural, Leitura na Grama e Klasmé já confirmaram presença. Mais novidades do evento podem ser acompanhadas pelas redes sociais e site da Fundação.
Para fazer parte da ação, é necessário garantir a vaga pelo agendamento online da Pró-Sangue.
Toda pessoa saudável está apta a doar sangue. Para isso, basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta. Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença (ainda pelo site da Pró-Sangue é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção).
Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Nesse sentido, confira antes os pré-requisitos básicos solicitados para o procedimento e o horário de atendimento dos postos. Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800). No mais, o uso de máscara continua sendo obrigatório para acesso aos postos de coleta.