Cotidiano

Saúde e Bem Estar: Modos de preparar a planta medicinal

Você ja parou pra pensar que existem várias foras de preparar sua vida, independente da sua idade. Claro, quanto antes cuidar sa sua saúde, melhor a sua qualidade de vida ao longo do tempo.
Publicado em Cotidiano dia 2/12/2022 por Alan Corrêa

Você ja parou pra pensar que existem várias foras de preparar sua vida, independente da sua idade. Claro, quanto antes cuidar sa sua saúde, melhor a sua qualidade de vida ao longo do tempo.

Infusão

Ferver a água, colocar sobre a planta dentro da vasilha, tampar, e deixar por cinco a dez minutos em repouso, coando em seguida. Emprega-se esse método para folhas, flores e cascas finas.

Decocção

Colocar a erva junto com a água fria e aquecer até ferver, deixando por meio minuto. Deixar em repouso por 20 a 30 minutos. Esse método é utilizado para partes duras como cascas, ramos e frutos. A raiz deve ser deixada pelo menos 12 horas em repouso depois de decocção.

Suco e sumo

o suco é obtido espremendo-se o fruto e o sumo triturado uma planta fresca num pilão ou máquina de moer. Colher o líquido que é liberado. Quando a planta usada tiver pouco líquido, acrescentar pequena quantidade de água, deixar por uma hora e moer novamente recolhendo o líquido. O pilão ou moedor deve estar bem limpo antes de usar. Observação: os chás obtidos por infusão ou decocção, bem como o sumo deverão ser usados no dia em que forem preparados, não ultrapassando 24 horas, pois podem estragar.

É a planta desidratada e triturada.

Tintura

Colocar a planta seca triturada ou picada no álcool 70º, cachaça ou vinho na proporção de uma medida de planta para cinco medidas do líquido. Deixar macerando no mínimo por dez dias, agitando a mistura diariamente. Observação: conservar em vidros ou vasilhames de cor escura.

Xarope ou lambedor

Colocar para ferver duas partes de água e três partes de açúcar ou rapaduras até dissolver. Juntar uma medida do suco da planta ou do fruto para cinco medidas da mistura preparada. Ferver por mais dois minutos. Guardar em garrafas limpas e escaldadas.

Observação: o xarope deve ser limpo. Não deve ser usado se apresentar sinal de coalhado ou cheiro azedo. De preferência guardar em geladeira ou em local fresco. Usar no máximo por 15 dias.

Cataplasma

Preparar a decocção da erva e acrescentar farinha enquanto quente, fazendo uma papa. Colocar sobre um pano limpo o suficiente para cobrir a área machucada ou ferida.

Compressa

Mergulhar um pano limpo ou pedaço de algodão no chá ou suco da planta e aplicar, quente ou frio, sobre o local indicado. Renovar frequentemente.

Unguento

Pegar o sumo da erva ou chá mais forte e misturar com banha animal ou de coco na forma líquida, Misturar até que esfrie e fique cremoso.

Maceração

Amassar a erva e colocar em água. No caso de cataplasma ou compressa, fazer um chá mais forte.

Com informações de EMATER-DF