Nova sede da Secretaria da Educação e Cultura é inaugurada no Complexo Hospitalar do Juquery

No último dia 12, ocorreu a inauguração da nova sede da Secretaria da Educação e Cultura no antigo pavilhão feminino do Complexo Hospitalar do Juquery, em uma cerimônia repleta de arte e apresentações artísticas.

O evento foi dedicado ao professor Márcio Anzelotti, renomado educador da cidade que faleceu no ano passado. O prefeito Dr. Nivaldo, a secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim, vereadores, o deputado estadual Maurici e familiares e amigos do professor estiveram presentes para prestigiar a ocasião.

A secretária Renata Celeguim destacou que a administração municipal assumiu a gestão do antigo pavilhão a partir de 2011, com a proposta inicial do professor Márcio Anzelotti de criar o Centro Integrado de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (Ciecel) “Estação Juquery”. Ao longo do tempo, outros espaços foram ocupados no complexo, como o Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), o Tablado Juquery, a Emeb Roberto Meconi e a brinquedoteca. A nova sede da Secretaria da Educação e Cultura marca a continuidade dessa ocupação dentro do Complexo Hospitalar do Juquery.

O prédio passou por uma restauração completa, incluindo reformas no telhado e forro de madeira, troca da parte hidráulica e elétrica, pintura interna e externa, novo piso e paisagismo. Por ser um prédio tombado, todas as intervenções foram realizadas de acordo com critérios estabelecidos pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), respeitando a estrutura original projetada pelo engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo. Além da Secretaria da Educação e Cultura, o espaço abriga a reserva técnica do MAOC e a biblioteca do acervo pessoal do Dr. Osório Cesar.

O prefeito Dr. Nivaldo, emocionado, relembrou sua vivência no Juquery quando trabalhava no complexo e ressaltou a importância de preservar a história do local, que teve momentos marcantes e também foi pioneiro na utilização da arte como tratamento psiquiátrico. Ele expressou o compromisso de continuar ocupando o Juquery com arte, cultura, educação e lazer para as famílias da cidade.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação dos artistas Edmar Almeida e Nicole Barros, acompanhados pelo violinista Robson Valentim, que proporcionaram um espetáculo intitulado “Nos jardins de Van Gogh e Frida Khalo”. Os presentes também tiveram a oportunidade de visitar o prédio, guiados pela equipe do MAOC.

*Com informações da Prefeitura de Franco da Rocha.