Notícias

Luciana, primeira colocada no vestibular de engenharia do ITA

O nome da estudante que ganhou destaque é Luciana de Oliveira dos Santos. Com 20 anos, ela passa em 1º lugar no ITA e é uma das nove mulheres aprovadas neste ano de2022.
Publicado em Notícias dia 29/12/2022 por Alan Corrêa

O nome da estudante que ganhou destaque é Luciana de Oliveira dos Santos. Com 20 anos, ela passa em 1º lugar no ITA e é uma das nove mulheres aprovadas neste ano de2022.

Primeira colocada no vestibular de engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Luciana ganhou a fama por cota de sua colocação ser a primeira da lista de aprovados entre os que buscavam uma das vagas de carreira militar. As mulheres aprovadas representam 6% do total. Para a jovem e professores da instituição, a conquista pode inspirar outras mulheres a ingressarem na instituição.

Na lista de vagas da carreira civil, a vaga de primeiro colocado segue padrões, um homem ficou na primeira colocação. Ao todo, 9.364 estudantes participaram do vestibular concorrendo a 150 vagas nos seis cursos de engenharia oferecidos pelo instituto. Entre os inscritos, 2.218 são mulheres, o que corresponde a 23% do total de participantes.

Quem é Luciana de Oliveira dos Santos

Foi aprovada em engenharia em um dos vestibulares mais difíceis do país Natural de Recife, Luciana saiu de casa em 2021 para estudar. Primeiramente, foi para Fortaleza No início deste ano, mudou-se para São José dos Campos (SP).

Fico muito longe da minha família e a passagem não é nada barata. Em Fortaleza, eu ainda conseguia ir de ônibus para Recife. A insegurança batia. Ficar longe da minha família e a passagem não é nada barata. Ficar longe da família com esse sentimento é complicado.

Como é tradição da universidade, a notícia da conquista chegou por meio de uma ligação no início da manhã, feita por alunos que já estão na instituição e que parabenizaram a jovem pela conquista. A jovem conta que não segurou a emoção ao descobrir que havia sido aprovada. Ela diz que sempre sonhou em receber a ligação, mas que passar em 1º lugar superou todas as expectativas e que nunca imaginou que estaria no topo do ranking de aprovados.

“Eu espero que isso incentive cada vez mais mulheres a ingressarem no ITA. Já vi mulheres nesse meio e me ajudou a entender que era possível. Isso é muito importante para o futuro”, disse Luciana.

Fontes: UOL e G1