Na cidade de Francisco Morato, em São Paulo, diversas pessoas e instituições contribuíram para tornar a região mais acolhedora e inclusiva. Para reconhecer esses esforços, em 2022 foi promulgada a Lei 3.228/22, que criou a “Medalha 21 de Março”. O objetivo é homenagear beneméritos e indivíduos que tenham realizado ações de relevância para a cidade.
Na última sexta-feira, 24 de março, foi realizada uma cerimônia de entrega das medalhas no hall de entrada do Paço Municipal às 19 horas. Os homenageados foram a Associação Pró-Morato, o Instituto George Mark Klabin (IGMK), Lions Clube de Francisco Morato, a atleta paraolímpica Elena Regina de Sena Souza, a coordenadora de combate à violência familiar Julieta de Castro e o vereador e pastor Jorge Gabriel (in memoriam).
A prefeita Renata Sene, o vice-prefeito Ildo Gusmão e os vereadores Edson Nepomuceno, Jailton Santos, João Raposo e Rodrigo Marrone estiveram presentes na cerimônia de entrega das medalhas. O evento foi marcado por homenagens àqueles que tornaram Francisco Morato uma cidade melhor para se viver. A Associação Pró-Morato também abrilhantou a cerimônia.