Francisco Morato inicia curso introdutório de agente comunitário de saúde

Começou nesta segunda-feira (10), às 8 horas, no auditório do Paço Municipal, o curso introdutório de agente comunitário de saúde, direcionado para um público alvo de 36 convocados do Processo Seletivo para Agente Comunitário de Saúde, realizado em fevereiro deste ano.

O curso introdutório tem como propósito passar conceitos acerca das estratégias sobre saúde da família, as competências do agente comunitário de saúde e, de forma peculiar, a atenção à saúde em Francisco Morato.

O agente comunitário de saúde é considerado um elo entre a população e a Unidade de Saúde da Família, principalmente por estar inserido naquele território e vivenciar a demanda da comunidade. Por isso, curso introdutório tem como objetivo dar a esses profissionais embasamento teórico para o início da sua prática profissional, e tratará de temas relacionados a políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Durante o curso, o agente comunitário será preparado por meio de uma proposta pedagógica com disciplinas teóricas e técnicas que interagem com o dia a dia do profissional por meio de matérias como princípios e diretrizes do SUS, controle social no SUS, rede municipal de saúde, rede intersetorial municipal, ODS agenda 20/30 ONU, e política nacional de atenção básica, entre outros.

O curso, que teve sua abertura feita pelo secretário municipal de Saúde, Thiago Campos, pelo vice-prefeito, Ildo Gusmão, e pela prefeita Renata Sene, será ministrado pela equipe do SAME, de hoje até o dia 14 de abril, das 8 às 17 horas.