A primeira partida da National Football League (NFL) no Brasil ocorrerá na próxima sexta-feira (6) na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo. O evento, que deve atrair um público de 46 mil pessoas, motivou uma operação especial por parte da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo, garantindo que os trens funcionem ininterruptamente durante 24 horas, facilitando o transporte dos torcedores.
Para garantir uma chegada e saída mais organizada dos espectadores, a operação dos trens foi planejada de forma a privilegiar o uso do transporte público. As linhas 11-Coral da CPTM e 3-Vermelha do Metrô, que possuem conexões diretas com a Neo Química Arena, serão as principais rotas para os torcedores que pretendem assistir ao jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.
No dia do evento, as estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim estarão preparadas para atender o público, ficando abertas para embarque após a meia-noite de sábado (7). As demais estações do sistema metroviário funcionarão exclusivamente para desembarque nesse horário. Essa medida visa facilitar a dispersão do público e garantir que todos possam voltar para casa de forma segura e organizada.
Além das medidas operacionais, a organização do evento decidiu manter o estacionamento da Neo Química Arena fechado, restringindo o acesso ao perímetro do estádio apenas para pessoas que possuam ingresso. Essa estratégia reforça a recomendação de uso do transporte público como a principal forma de locomoção até o local do evento.
Para facilitar o acesso ao estádio, foi criada uma divisão de entrada: torcedores que ficarão no setor Leste devem utilizar a Linha 11-Coral, enquanto aqueles com ingressos para o setor Oeste deverão optar pela Linha 3-Vermelha. Essa divisão visa evitar congestionamentos e garantir uma entrada mais organizada ao estádio.
A comunicação com o público também foi intensificada. A CPTM e o Metrô implementaram sinalizações visuais e sonoras em trens e estações, além de disponibilizar funcionários para orientar os passageiros em seus deslocamentos. Informações adicionais sobre a operação especial podem ser obtidas por meio das centrais de relacionamento das duas empresas ou pelas redes sociais.
A CPTM, responsável por transportar cerca de 1,6 milhão de passageiros por dia útil, e o Metrô, que movimenta diariamente 3 milhões de pessoas, demonstram assim sua capacidade de adaptação e resposta às necessidades de grandes eventos, como este primeiro jogo da NFL no Brasil.
Fonte: Governo-SP.