Na última quinta-feira (30), a CAIPSA realizou uma visita à cooperativa de reciclagem CooperUnidos, localizada em Francisco Morato.
A iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências sobre a destinação correta de resíduos recicláveis e incentivar o desenvolvimento de cooperativas em comunidades locais.
A CAIPSA é composta por representantes de diversos órgãos municipais, incluindo a Defesa Civil, a Secretaria da Saúde (por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Diretoria de Atenção Básica e Saúde Mental), a Secretaria de Assistência Social, a Diretoria de Meio Ambiente, a Secretaria de Obras e Serviços e Assuntos Jurídicos. Com a união dessas entidades, a comissão busca promover ações integradas que contribuam para o bem-estar da população em situação de vulnerabilidade.
Durante a visita, os membros da CAIPSA tiveram a oportunidade de conhecer a CooperUnidos e compartilhar informações sobre boas práticas de reciclagem. Essa iniciativa busca fomentar a criação de novas cooperativas de reciclagem em bairros locais, proporcionando uma destinação mais adequada para os resíduos e ajudando a promover a inclusão social e econômica dessas comunidades.
A Comissão de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação (CAIPSA) é uma equipe multidisciplinar formada por representantes de diferentes órgãos municipais, como a Defesa Civil, a Secretaria da Saúde, a Secretaria de Assistência Social, a Diretoria de Meio Ambiente, a Secretaria de Obras e Serviços e Assuntos Jurídicos.
Seu objetivo principal é atuar em prol das pessoas que se encontram em situação de acumulação, ou seja, que têm dificuldade de descartar objetos, documentos e outros itens, resultando em ambientes insalubres e inseguros. A comissão tem como função realizar visitas aos locais onde essas pessoas se encontram, a fim de identificar as demandas e necessidades individuais, bem como oferecer orientações e encaminhamentos para os serviços públicos adequados.
A CAIPSA também atua em parceria com outras instituições, como organizações não governamentais, universidades e empresas privadas, com o objetivo de promover ações conjuntas que contribuam para a melhoria das condições de vida dessas pessoas. Além disso, a comissão busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de se prevenir e tratar essa condição, a fim de promover o bem-estar e a inclusão social das pessoas em situação de acumulação.
Dados públicos extraídos do CNPJ Situação: ATIVA (até o fechamento desta matéria) CNPJ: 19.142.271/0001-00 Razão Social: Cooperunidos – Cooperativa De Trabalho Dos Catadores De Materiais Reciclaveis De Francisco Morato Nome Fantasia: Cooperunidos Data de Abertura: 25/10/2013 Capital Social: R$ 700,00 Tipo: MATRIZ Natureza Jurídica: Cooperativa Porte da Empresa: DEMAIS Qnt. de Funcionários: Indeterminada Faturamento Presumido: Indeterminado
Telefone: (11) 8780-5196 E-mail: reciclamorato@gmail.com Qual é o endereço da empresa? Estado / UF: São Paulo / SP Município: Francisco Morato Bairro: Jardim Nova Belem Logradouro: Avenida Luis Pasteur Número: 256 Complemento: CEP: 07.909-110 Qual a sua atividade econômica? 3811-4/00 :: Coleta de resíduos não perigosos
Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais em comum, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e gerenciada democraticamente.
Em outras palavras, as cooperativas são organizações que reúnem um grupo de pessoas que compartilham interesses e objetivos comuns e decidem unir seus recursos para desenvolver atividades econômicas ou sociais que beneficiem a todos.
Agricultura, pecuária, indústria, comércio, serviços, entre outros. Algumas das características fundamentais das cooperativas são a gestão democrática, a participação ativa dos membros, a distribuição equitativa dos resultados e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
As cooperativas são regidas por sete princípios básicos, estabelecidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que são:
*Com informações da Prefeitura de Franco da Rocha.