Centro de Referência Paralímpico de Caieiras brilha na 4ª Seletiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, conquistando 11 medalhas

O Centro de Referência Paralímpico de Caieiras, sob coordenação da professora Áide Angelica de Oliveira Nessi e da Secretaria de Esportes e da Juventude, mostrou seu talento e dedicação ao conquistar 11 medalhas na 4ª Seletiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, na modalidade de Atletismo.

A equipe técnica de Para Atletismo, liderada pela professora Laís Gabriela Cavalcanti da Silva, contou com 5 atletas, sendo 4 deficientes físicos e 1 deficiente intelectual. Dentre eles, 2 já têm experiência em competições oficiais e obtiveram resultados expressivos que podem levá-los à etapa nacional, agendada para o segundo semestre de 2023.

A 4ª Seletiva dos Jogos Escolares é promovida pela Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP) e ocorreu em dois períodos: 19 e 20 de junho de 2023.

Durante esses dias, as competições foram destinadas aos deficientes visuais (DA) e deficientes físicos (DF).

Allysson Victor Pinheiro de Lima (CFF56), representando Caieiras, brilhou ao conquistar 3 medalhas de ouro nas provas de campo, melhorando suas marcas nos lançamentos de dardo e disco, além do arremesso de peso. Maria Vitória F. Guimarães da Silva (T/F35) conquistou duas medalhas de prata e uma de ouro na prova de salto em distância. Lucas Jorvino Silva (T/F34) obteve duas medalhas de prata nas provas de campo. Davi da Silva Zimbick (T36) trouxe 3 medalhas de ouro, melhorando seu tempo nas provas de pista (400m e 100m rasos).

Nos dias 26 e 27 de junho, foi a vez dos deficientes intelectuais (DI) competirem, e John Brian Medeiros Batista teve uma boa participação no arremesso de peso e nos 400m rasos na categoria Sub18.

As provas foram realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, onde todos os atletas ficaram hospedados durante a competição

Os próximos desafios incluem aguardar possíveis convocações para as Paralimpíadas Escolares, possibilitando que os alunos de Caieiras integrem a seleção paulista na fase nacional.

O secretário de Esportes, Weriston Baldini, ressaltou a importância da contribuição que o município oferece para que essas crianças representem suas escolas, incentivando uma maior participação de estudantes com deficiência em competições escolares.

É permitido aos pais acompanharem as competições, o que favorece uma maior adesão. A secretaria tem trabalhado em parceria com o Comitê Paralímpico para promover esse incentivo e demonstrar o trabalho realizado no município, destacou.