O programa Exporta SP, em parceria com a InvestSP, tem como objetivo capacitar 150 empresas, startups e produtores rurais para a exportação de produtos e serviços. As inscrições estão abertas até sexta-feira (26) para a turma do segundo semestre de 2024. Os interessados de qualquer região do estado e de qualquer setor podem se inscrever no site da InvestSP.
O programa, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a InvestSP, já capacitou mais de 1,2 mil empresas desde sua criação. A nova turma participará de 20 aulas coletivas ministradas por representantes da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA), sem custos para os empresários, já que as despesas são cobertas pelo Estado.
Durante os quatro meses de capacitação, os empreendedores terão aulas online e mentorias individuais, onde poderão discutir suas necessidades específicas com especialistas. O objetivo é aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das pequenas empresas, desenvolvendo novas habilidades e fontes de receita através do mercado internacional.
Uma das metas do programa é que uma em cada cinco empresas participantes consiga exportar antes mesmo de terminar o treinamento. Além disso, após a capacitação, os empresários serão acompanhados por até dois anos por especialistas. Os principais desafios abordados no curso incluem definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas.
São Paulo é um estado com grande participação no mercado de exportação, representando cerca de metade das empresas exportadoras do Brasil. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que três em cada quatro dessas empresas são de micro, pequeno e médio porte.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, destaca a importância de capacitar os pequenos negócios para fomentar o desenvolvimento econômico, gerando renda e emprego. Já o presidente da InvestSP, Rui Gomes, ressalta que os pequenos negócios são responsáveis por grande parte dos empregos e empresas exportadoras no Brasil, e a capacitação é fundamental para abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores.
Os setores com maior participação no programa incluem alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e vestuário. A seleção das empresas é feita com base no nível de maturidade para acessar o mercado internacional. Mais informações estão disponíveis no site da InvestSP ou através dos contatos de e-mail e telefone fornecidos.
Fonte: Governo-SP.