Centro de Referência Paralímpico – Caieiras tem representante no Meeting Paralímpico de técnicos, vamos explicar pra você o que isso significa e como é importante para o município.
O Centro de Referência Paralímpico, núcleo de Caieiras, por meio da Secretaria de Esportes e da Juventude, coordenado pela professora Áide Angelica de Oliveira Nessi, tem representatividade ativa local.
Principal responsável pela difusão do esporte para a Pessoa com Deficiência no município, a professora Laís Gabriela Cavalcanti da Silva é atualmente um dos nomes que compõem a equipe técnica no trabalho de base do esporte paralímpico, já obtendo sua visibilidade profissional o que lhe proporcionou a convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro para participar do Meeting Paralímpico de técnicos, na qual técnicos da modalidade de atletismo passaram por capacitações no período de 21 a 26 de março no Centro de Treinamento Paralímpico localizado em São Paulo.
Na ocasião, os técnicos vivenciaram a 1ª fase do Campeonato Nacional do Circuito de Atletismo Loterias Caixa onde os melhores atletas do Brasil, quebraram grandes recordes mundiais e das Américas, outros atletas conseguiram índice para o mundial de Paris.
Para o secretário de esportes municipal Weriston Baldini, é muito gratificante ter profissionais que através da sua dedicação nas suas aulas, conseguem um crescimento profissional. Proporcionar estas oportunidades e enaltecer o trabalho da nossa secretaria e apresentar cada vez mais um trabalho de excelência para a população.
Centro de Referência Paralímpico é um local que tem como objetivo oferecer suporte e infraestrutura adequados para a preparação e treinamento de atletas paralímpicos. Esses centros tem como objetivo oferecerem um ambiente propício para a prática do esporte, com equipamentos e profissionais especializados que atendam às necessidades específicas de cada modalidade esportiva e de atletas com deficiência.
Estes centros geralmente são administrados pelas entidades responsáveis pelo desenvolvimento do esporte paralímpico em cada país, em colaboração com governos locais e organizações privadas. Essas instalações são utilizadas para treinamentos de atletas de alto rendimento, bem como para a formação de novos talentos e para a promoção do esporte para pessoas com deficiência em geral.
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) incentiva a criação de Centros de Referência Paralímpicos em todo o mundo, a fim de promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para atletas com deficiência.
Atualmente, existem Centros de Referência Paralímpicos em vários países, incluindo o Brasil, que possui o Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, um dos mais modernos e bem equipados da América Latina.