Na madrugada deste domingo (5), o Brasil perdeu uma de suas pioneiras no mundo da televisão. Lolita Rodrigues, atriz, cantora e apresentadora renomada, faleceu em João Pessoa, aos 94 anos de idade. A artista estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e sucumbiu a complicações decorrentes de uma pneumonia.
Nascida em março de 1929, em Santos, litoral de São Paulo, Lolita fez parte do grupo inaugural de artistas que pavimentaram o caminho da televisão no país. Sua carreira abrangeu participações em radionovelas e notáveis atuações em diversas produções televisivas, incluindo “Sassaricando”, “Terra Nostra”, “A Viagem”, “Uga Uga” e “Kubanacan”. Sua ascendência espanhola se refletiu em papéis notáveis com sotaque castelhano.
Ao lado de seu marido, Aírton Rodrigues, Lolita apresentou por mais de duas décadas o aclamado programa “Almoço com as Estrelas” na TV Tupi. Após sua aposentadoria, a atriz optou por uma vida discreta, mudando-se para João Pessoa em 2015, onde viveu em reclusão ao lado de sua filha, Silvia Rodrigues, médica na região.
A cerimônia de cremação de Lolita Rodrigues, de acordo com a família, será restrita aos entes queridos e ocorrerá nesta segunda-feira (6). Sua última aparição pública ocorreu em 2017, durante a apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.
A memória da atriz foi reavivada pelos fãs e espectadores, especialmente em 2022, quando a amizade notória entre Lolita, Nair Bello e Hebe Camargo foi recordada após a morte do renomado apresentador Jô Soares. Um trecho de uma entrevista com as três amigas no Programa do Jô ressurgiu, sendo celebrado como um dos momentos mais icônicos da televisão brasileira.