Xiaomi: queda em vendas abala marca

Xiaomi registra queda recorde na receita do último trimestre de 2022. A queda surpreendeu muitos analistas, já que a Xiaomi conseguiu se manter resiliente durante a pandemia de Covid-19.

A gigante chinesa de tecnologia Xiaomi informou na última sexta-feira (24) que sua receita no quarto trimestre de 2022 caiu de maneira significativa, marcando a maior queda em um único trimestre desde que a empresa foi listada em Hong Kong em 2018.

Durante a reunião de resultados, o presidente da empresa, Lu Weibing, explicou que a indústria eletrônica da China ainda está se recuperando e que isso levará tempo. Ele acrescentou que as quedas anuais podem continuar na primeira metade do ano até que ocorra uma recuperação significativa.

As vendas da Xiaomi na China durante o último trimestre de 2022 foram de 66,05 bilhões de yuans (cerca de 50,4 bilhões de reais), uma redução de 22,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que alcançou os 85,58 bilhões de yuans (65 bilhões de reais). O lucro líquido foi reduzido para 1,46 bilhão de yuans (1,07 bilhão de reais) no mesmo período, uma queda de 67,3% em relação a 2021.

Esses resultados foram inferiores ao estimado pelos analistas. A receita total da Xiaomi em 2022 foi de 280 bilhões de yuans (214 bilhões de reais), uma redução de 14,7%, enquanto o lucro líquido foi de 8,52 bilhões de yuans (6,5 bilhões de reais), uma queda de 61,4%.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Canalys, as principais fabricantes de smartphones chinesas sofreram reduções nas vendas como resultado da crise sanitária provocada pela Covid-19, que teve um impacto mais duradouro na China.

*Com informações de Reuters e Olhar Digital