Na sexta-feira (24), a Xiaomi divulgou que teve uma queda acentuada na receita do último trimestre de 2022, o que surpreendeu, já que a empresa havia resistido bem à crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Na reunião de divulgação dos resultados, o presidente da empresa, Lu Weibing, destacou que os eletrônicos chineses ainda estão experimentando os primeiros sinais de recuperação e que esse processo levará tempo.
No quarto trimestre do ano passado, as vendas da Xiaomi na China atingiram 66,05 bilhões de yuans, cerca de 50,4 bilhões de reais, o que representa uma redução de 22,8% em relação ao ano anterior, quando as vendas foram de 85,58 bilhões de yuans (65 bilhões de reais).
Durante esse período, o lucro líquido foi reduzido para 1,46 bilhão de yuans (1,07 bilhão de reais), o que representa uma queda de 67,3% em comparação a 2021.
Os resultados de receita da Xiaomi ficaram abaixo do esperado pelos analistas. A receita total da empresa em 2022 foi de 280 bilhões de yuans (214 bilhões de reais), o que representa uma redução de 14,7%.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Canalys, as principais fabricantes de smartphones chinesas foram afetadas por uma queda nas vendas, o que pode ser atribuído à crise sanitária provocada pela Covid-19, que teve um impacto mais duradouro na China.