Por FalaRegional.com.br / Alan Corrêa
17/08/2024
Plataforma X, antiga Twitter, encerra operações no Brasil e atribui decisão a Moraes.
A plataforma X, antiga Twitter, encerrou suas operações no Brasil após alegar censura imposta pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, por ordens de remoção de conteúdo.
Alexandre de Moraes teria ameaçado prender uma representante da X no Brasil se a plataforma não cumprisse ordens de remover conteúdo que o STF considerou inapropriado.
Elon Musk criticou o ministro Moraes, afirmando que ele exigiu censura e a entrega de informações privadas, o que levou à decisão de encerrar as operações no Brasil.
Mesmo com o encerramento das atividades locais, a X continuará disponível aos usuários brasileiros, medida tomada para proteger a segurança dos funcionários da empresa.
A X e o STF já estavam em conflito devido a investigações sobre "milícias digitais" e contas que espalhavam desinformação durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A X afirmou que a decisão de encerrar suas atividades no Brasil foi forçada, após seus recursos judiciais contra as ordens de Moraes não terem sido atendidos pelo STF.