Por Fala Regional

08/05/2023

Descubra agora se você foi contemplado com a isenção da taxa do Enem 2023

Com informações de G1.

Enem 2023: saiba como conferir o resultado dos pedidos de isenção e tire suas dúvidas.

Seu pedido de isenção do Enem foi negado? Saiba como entrar com recurso até sexta-feira.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem?

Confira as regras Atenção isentos do Enem 2022: justifiquem a ausência para manter o benefício.

Inscrições para o Enem 2023 abrem em junho: todos os candidatos devem se inscrever.

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta segunda-feira (8).

Os participantes que solicitaram a isenção podem conferir o resultado através da Página do Participante, digitando seus dados de login.

Quem teve o pedido negado ainda pode entrar com recurso até sexta-feira (12), também através da Página do Participante. O candidato deverá anexar documentos que comprovem o seu direito à isenção.

O resultado dos recursos sairá no dia 19 de maio.

Têm direito à isenção os participantes que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas;

Alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);

E cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para aqueles que estavam isentos no Enem 2022, mas não fizeram a prova, é necessário entrar na Página do Participante, clicar na parte de "recurso" e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo).

Caso contrário, perderão o direito à isenção.

Lembrando que todos, isentos ou não, deverão fazer a inscrição para o Enem entre 5 e 16 de junho. As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.