Por Fala Regional

07/03/2023

Sistema de Valores a Receber (SVR) reabre nesta terça-feira (7) para recebimento de recursos.

Com informações da Agência Brasil.

O Sistema de Valores a Receber (SVR) reabre nesta terça-feira (7), após 11 meses fechado, possibilitando a verificação de valores de pessoas falecidas. 

A partir das 10h, os usuários podem agendar o recebimento dos recursos por meio do site Valores a Receber, que é administrado pelo Banco Central (BC).

Desde a reabertura das consultas em 28 de fevereiro, o balanço mais recente do Banco Central (BC) indica que foram realizadas 19,7 milhões de consultas até o último domingo (5). Desse total, 5,5 milhões (28%) têm valores a receber, enquanto 14,2 milhões (72%) não encontraram valores esquecidos.

O BC estima que cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas tenham aproximadamente R$ 6 bilhões a receber.

O Sistema de Valores a Receber (SVR) apresenta novidades importantes, como a opção de impressão de telas e protocolos de solicitação para compartilhamento via WhatsApp, além da inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR.

Também foi criada uma sala de espera virtual, permitindo que todos os usuários possam fazer a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Outra melhoria significativa é a possibilidade de consulta aos valores de pessoas falecidas, com acesso para herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais.

Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informa a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Além disso, há mais transparência para quem possui conta conjunta, pois se um dos titulares solicita o resgate de um valor esquecido, o outro pode visualizar as informações, como o valor, a data e o CPF da pessoa que solicitou o resgate.