Por Fala Regional

29/04/2023

Registro de marcas: como funciona o processo no INPI em 7 passos.

Com informações de Gov.BR e Sebrae.

Registro de marcas: como funciona o processo no INPI em 7 passos.

Sua marca é um dos ativos mais valiosos da sua empresa.

1.Entenda Uma marca é um nome e/ou imagem que identifica um produto ou serviço. Para ter direitos exclusivos sobre ela, é necessário que ela esteja registrada no INPI.

2.Faça a busca Antes de entrar com o pedido de registro de marca, é importante fazer uma busca na base de dados do INPI para saber se já existe outra marca registrada parecida com a que você pretende registrar.

3.Pague a GRU Antes de iniciar o processo de registro de marca, é necessário pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

O INPI oferece descontos para pessoas físicas, microempresas, microempreendedores individuais, empresas de pequeno porte, cooperativas, instituições de ensino e pesquisa, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos.

4.Inicie o pedido Após o pagamento da GRU, é possível iniciar o processo de registro de marca. O formulário deve ser preenchido online no e-Marcas. É importante lembrar que, se a sua marca tiver uma imagem, ela precisa ser anexada ao formulário.

5.Acompanhe Durante as diferentes etapas de análise do pedido, pode ser necessário enviar outros documentos. É importante acompanhar o andamento do processo para não perder os prazos.

6.Pedido em andamento O INPI disponibiliza um sistema Fale Conosco para esclarecer dúvidas durante o processo de registro de marca.

7.Após o deferimento do pedido Se o pedido for deferido, é necessário pagar uma taxa para emitir o certificado de registro. O registro pode ser renovado a cada dez anos e outras taxas podem ser aplicáveis durante o processo.