Por Fala Regional / Bianca Corrêa
08/08/2025
O registro também mostra perfurações, rastros do veículo e dados estratégicos para futuras missões humanas ao planeta vermelho.
O rover Perseverance capturou 96 fotos que formam um panorama 360° de Marte, revelando dunas, colinas e uma rara rocha apelidada de “flutuante” por sua localização atípica no terreno.
O registro foi feito na região de Falbreen em condições ideais, com céu limpo e baixa poeira, permitindo nitidez impressionante e realce de detalhes geológicos pela equipe da NASA.
A rocha “flutuante” está a apenas 4,4 metros do Perseverance e pode ter sido deslocada por eventos geológicos antigos, como deslizamentos, ventos fortes ou fluxo de água no passado.
Análises mostram que as rochas claras próximas ao rover contêm olivina, ligada à origem vulcânica, enquanto as mais escuras e antigas apresentam argila, sinal de possível presença de água.
O panorama também registra a 43ª perfuração feita pelo Perseverance para expor camadas internas, além de rastros de 90 metros deixados pelo veículo até a região explorada de Kenmore.
Essas imagens ajudam a NASA a mapear o terreno marciano e a planejar futuras missões humanas, integrando esforços com o programa Artemis, que prepara o retorno humano à Lua.