Por Fala Regional

11/05/2023

Veja como é rápido e fácil consultar o seu CPF de graça pela internet.

Viver em meio a documentos e burocracias é algo comum em nosso cotidiano. A situação cadastral do CPF, bem como sua regularidade, é uma informação importante e necessária para todos os brasileiros.

A boa notícia é que a Receita Federal desenvolveu um método simples e prático para que possamos fazer a consulta do CPF pela internet, e o melhor de tudo, gratuitamente.

Neste texto, ensinarei o passo a passo para realizar a consulta do CPF no site da Receita Federal.

Antes de tudo, é importante lembrar que o CPF é um código único e definitivo para cada cidadão brasileiro, que dá acesso à Receita Federal a um banco de dados sobre cada pessoa existente no país.

O CPF pode ser gerado a qualquer momento e não há restrição de idade para obtê-lo.

A regularidade do CPF é importante para receber benefícios do governo, como o Bolsa Família, além de ser necessário para a emissão de documentos de identificação.

Caso haja alguma pendência em relação ao CPF, essas vantagens serão negadas ao cidadão.

Para realizar a consulta do CPF pela internet, é necessário acessar o site oficial da Receita Federal.

Não se deve realizar a consulta em outros sites, pois podem ser golpes para roubar dados pessoais.

1. Acesse o site da Receita Federal pelo link disponibilizado na descrição. 2. Clique no menu de três barrinhas no canto esquerdo da página e, em seguida, em "Assuntos" e "Meu CPF". 3. Na página que abrir, clique em "Consultar CPF" e depois em "Iniciar consulta". 4. Informe o número do seu CPF, data de nascimento e resolva a verificação de segurança. 5. Clique em "Consultar" e aguarde a resposta da Receita Federal.

O passo a passo para a consulta é o seguinte:

Ao realizar a consulta, é possível verificar se o CPF está regular ou não. Caso haja alguma pendência, é necessário regularizá-la para ter acesso às vantagens oferecidas pelo governo.

Lembre-se de que o serviço é gratuito e seguro, desde que realizado no site oficial da Receita Federal.