Por FalaRegional.com.br / Alan Corrêa
12/07/2024
A China prepara uma missão espacial para desviar o asteroide 2015 XF261. O objetivo é testar técnicas de defesa planetária, seguindo os passos da missão DART da NASA.
A agência espacial chinesa CNSA planeja lançar a missão até 2029. A janela de lançamento ideal será em abril daquele ano, quando o asteroide estará mais próximo da Terra.
O asteroide 2015 XF261 tem 30 metros de diâmetro e passou recentemente a 50 milhões de quilômetros da Terra. A missão visa estudar os efeitos da colisão no asteroide.
Wu Weiren, diretor do Laboratório de Exploração do Espaço Profundo da China, sugeriu que a missão poderia ocorrer em 2027, mas 2029 é a data mais viável.
A missão da CNSA segue o exemplo da DART da NASA, que colidiu com o asteroide Dimorphos, mudando sua órbita. A missão chinesa busca demonstrar a viabilidade de desviar asteroides.
Os objetivos científicos da missão ainda estão sendo definidos, assim como as cargas úteis e a configuração. A CNSA pretende observar os efeitos da colisão para futuras missões de defesa planetária.