Por Fala Regional

28/04/2023

Conquista histórica: Servidores do Executivo garantem reajuste salarial de 9%

Com informações de Agência Brasil.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona reajuste salarial de 9% para servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (28), no Palácio do Planalto. A medida foi negociada com representantes sindicais e com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O reajuste linear será concedido a todas as categorias e começa a valer a partir de 1º de maio, sendo pago no salário de 1º de junho.

O acordo foi assinado em março e, para garantir o pagamento dos reajustes, o Executivo enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional para alterar o Orçamento Geral da União de 2023, ajustando a peça orçamentária sem alterar a dotação de R$ 11,2 bilhões prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a reposição de perdas salariais.

Este é o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016 e representa uma retomada do diálogo entre as partes envolvidas.

A Mesa Permanente de Negociação entre servidores e governo federal foi reaberta este ano com a participação de cerca de 100 entidades sindicais dos servidores públicos.

Durante a cerimônia, a ministra Esther Dweck afirmou que o reajuste é uma prova de que o governo não vê os servidores como parasitas, fazendo referência a uma fala do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, que comparou os servidores públicos com parasitas em 2020, ao defender uma reforma administrativa para cortar gastos com pessoal.

O presidente Lula destacou a importância do diálogo e da negociação entre o governo e as entidades sindicais dos servidores públicos, após anos de ausência de negociações e reforçou a necessidade de valorização da democracia.