Por Fala Regional

16/5/2024

Brasil Ensina China Produzir Carros?

Com informações de Motor1.

Em 1984, trinta especialistas da Volkswagen do Brasil chegaram a Xangai para iniciar a produção do Santana, marcando o início da indústria automobilística chinesa de automóveis de passeio.

O Santana, um modelo alemão que não teve sucesso em seu país de origem, foi escolhido para a nova linha de montagem.

O desafio da equipe era adaptar uma antiga fábrica de caminhões para montar carros, enfrentando condições precárias como falta de hotéis decentes e instalações inadequadas.

Os brasileiros utilizaram técnicas de produção menos automatizadas para treinar a mão de obra local.

Este projeto não só atendeu as necessidades dos veículos do serviço público, mas também preparou a China para um boom de carros particulares.

O Santana evoluiu para modelos como o Santana 2000, adaptando-se às condições locais e ganhando popularidade.

Com o tempo, a indústria automobilística chinesa cresceu exponencialmente, com montadoras locais ganhando tecnologia e mercado.

A Volkswagen perdeu espaço para inovações locais e empresas como a BYD, que lideram o mercado de veículos elétricos.

A missão dos brasileiros foi crucial para a transformação da China em uma potência automotiva global.

O intercâmbio cultural e tecnológico entre Brasil e China teve um impacto profundo e duradouro na economia global.