Por Fala Regional

24/03/2023

Dilma Rousseff é eleita presidente do Banco dos Brics por unanimidade

Na sexta-feira (24), a ex-presidente Dilma Rousseff foi oficialmente nomeada para liderar o Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como "banco do Brics".

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr - Agência Brasil.

Sua indicação para o cargo foi feita pelo governo Lula.

José Cruz - Agência Brasil.

O banco, que tem como membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi criado em 2014 com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento nos países membros e em outras nações em desenvolvimento.

A nomeação de Dilma Rousseff para este papel de liderança pode ter implicações significativas para o futuro do banco e seu papel no cenário financeiro internacional.

O mandato de Dilma vai até julho de 2025 e sua indicação foi aprovada após uma sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do bloco.

A ex-presidente foi indicada pelo governo Lula, e sua nomeação substitui Marcos Troyjo, que foi indicado por Jair Bolsonaro em 2020 e ocupou o cargo anteriormente.

A escolha de Dilma para liderar o Banco do Brics pode ter um impacto significativo na posição da instituição no cenário financeiro internacional.

Foto: Roberto Stuckert Filho.

Localizada em Xangai, na China, a sede do NDB é o centro das operações do banco do Brics, que financia projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países membros.

Em breve, Dilma Rousseff deve se juntar a Lula em uma viagem para o país, que tem o objetivo de fortalecer as relações entre o Brasil e a China e discutir novas oportunidades de cooperação econômica.

Como parte da sua nova posição como presidente do NDB, Dilma terá um papel importante na determinação dos projetos que serão financiados pelo banco e no estabelecimento de parcerias entre os países membros.

Lula Marques/Agência PT - Flickr.