Neste último domingo (7), faleceu aos 91 anos a apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como Vovó Palmirinha.
De acordo com informações compartilhadas por seus familiares nas redes sociais, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos.
“A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, afirmou o post na conta oficial dela.
Com suas participações em programas culinários, Palmirinha deixou uma marca na história da televisão brasileira.
O velório de Palmirinha ocorrerá nesta segunda-feira (8) no Cemitério do Morumby, das 9h às 17h, com acesso público das 11h às 13h. O sepultamento será restrito a amigos e familiares da apresentadora.
Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, nasceu em 29 de maio de 1931 em Bauru, São Paulo. Aos 13 anos, começou a trabalhar como empregada doméstica e, posteriormente, como cozinheira em restaurantes.
Em 1983, aos 52 anos, Palmirinha começou a trabalhar como assistente de cozinha na TV Gazeta, em São Paulo. Seu jeito simples e carismático conquistou o público e ela logo se tornou uma das estrelas do programa culinário “TV Culinária”.
Em 1993, Palmirinha teve sua própria atração, “Programa Palmirinha”, também na TV Gazeta. O sucesso foi tanto que, em 1998, ela foi contratada pela TV Record para apresentar o “Note e Anote”, programa de variedades que tinha um quadro de culinária com a Vovó Palmirinha.
Em 2000, Palmirinha voltou à TV Gazeta com o “TV Culinária”. Em 2008, ela estreou seu programa mais famoso, o “Palmirinha Onofre e Amigos”, no canal Fox Life. Com seu jeito descontraído e suas receitas simples e gostosas, Palmirinha conquistou ainda mais fãs.
Em 2011, Palmirinha assinou contrato com o SBT e se tornou jurada do programa “Bake Off Brasil – Mão na Massa”. Ela também apresentou o quadro “Fogão de Minha Mãe” no programa “É de Casa”, da TV Globo.
Palmirinha recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, como o “Prêmio Faz Diferença”, do jornal “O Globo”, e o “Prêmio TV Press”, da Associação Paulista de Críticos de Arte.
Além de sua carreira na televisão, Palmirinha também lançou livros de receitas e participou de eventos culinários pelo Brasil. Ela sempre foi muito querida pelo público e pelos colegas de trabalho, que a consideravam uma inspiração pela sua dedicação e simpatia.
Em setembro de 2020, Palmirinha sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e, desde então, vinha se recuperando em casa. Em 20 de janeiro de 2021, ela recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Infelizmente, em 7 de maio de 2023, Palmirinha faleceu aos 91 anos, deixando uma grande legado na televisão brasileira e na gastronomia. Sua simplicidade, simpatia e habilidade na cozinha conquistaram o coração de milhões de brasileiros e ela sempre será lembrada como uma das maiores personalidades da culinária brasileira.