Brasil

Rolando Boldrin morre aos 86 anos

Nesta quarta-feira (9) o Brasil perdeu o ator, cantor, compositor e apresentador Rolando Boldrin, ele morreu aos 86 anos. A informação foi confirmada pela TV Cultura por meio das redes sociais.
Publicado em Brasil dia 9/11/2022 por Alan Corrêa

Nesta quarta-feira (9) o Brasil perdeu o ator, cantor, compositor e apresentador Rolando Boldrin, ele morreu aos 86 anos. A informação foi confirmada pela TV Cultura por meio das redes sociais.

“A TV Cultura agradece pela honra de ter contado com o brilhantismo de Boldrin em sua programação. E manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos deste artista gigante que jamais será esquecido”, escreveu a emissora. A causa da morte não foi divulgada.

Aproveitando o espaço na televisão, Rolando Boldrin foi um dos maiores divulgadores da música sertaneja brasileira. Em agosto de 1981, estreou o programa Som Brasil, na TV Globo, com o objetivo de divulgar a música brasileira de inspiração regional.

Rolando Boldrin contava “causos”, dançava e exibia peças teatrais e pequenos documentários. Mas o destaque eram as atrações musicais, cujo repertório incluía músicas de cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular brasileira. Boldrin deixou o programa em 1984, mas levou a ideia a outros programas apresentados por ele, Empório Brasileiro, Empório Brasil e Sr. Brasil.

Cantor, ator e apresentador Rolando Boldrin morre aos 86 anos

Mais uma grande perda para a cultura brasileira hoje. Além de Gal Costa, o cantor, ator e apresentador Rolando Boldrin morreu, aos 86 anos, de insuficiência renal e respiratória.

De acordo com a TV Cultura, o velório do artista será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (10).

Em 2010, foi tema do desfile da escola de samba Pérola Negra no carnaval de São Paulo com o enredo “Vamos tirar o Brasil da gaveta”. O seu empenho em ressaltar a cultura nacional foi um dos pontos centrais do desfile.

Em 2022, a TV Cultura homenageou o ator pelos seus 85 anos de vida com a exibição do documentário Eu, A Viola e Deus, dirigido por João Batista de Andrade.

*Com informações da Agência Brasil, G1, Wikipédia e CNN.