Saúde e Bem-Estar

Qual é o Melhor Horário para Exercícios Físicos? Novo Estudo Revela

Estudo da Universidade de Granada analisou dados de 186 adultos com sobrepeso e obesidade. Exercícios realizados entre 18h e meia-noite resultaram em quedas significativas nos níveis de glicose no sangue. Níveis mais baixos de glicose ajudam a combater o diabetes, especialmente em pessoas com sobrepeso. Consistência na prática de exercícios, independentemente do horário, mantém os ossos saudáveis.
Publicado em Saúde e Bem-Estar dia 10/06/2024 por Alan Corrêa

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, investigou se existe um horário ideal para a prática de atividade física. A pesquisa analisou dados de 186 adultos, com média de 47 anos, todos com sobrepeso e/ou obesidade. Durante duas semanas, os participantes utilizaram acelerômetros para rastrear seus movimentos e monitores contínuos de glicose.

Os resultados mostraram que os participantes que se exercitaram entre 18h e meia-noite apresentaram quedas significativas nos níveis de glicose no sangue. Esta redução não foi observada apenas imediatamente após o exercício, mas se manteve ao longo de todo o dia. Os pesquisadores sugerem que essa queda nos níveis de glicose pode ser uma estratégia importante para ajudar a combater o diabetes, especialmente em pessoas com sobrepeso.

Os participantes do estudo foram classificados em dois grupos: aqueles que realizavam entre 21 e 42 minutos de exercício por dia, considerados ativos, e aqueles que realizavam mais de 42 minutos por dia, classificados como muito ativos. Ambos os grupos mostraram benefícios significativos na redução dos níveis de glicose no sangue.

Pesquisas anteriores também apontam para benefícios ao se exercitar em determinados momentos do dia. Por exemplo, terminar uma sessão de exercícios cerca de duas horas antes de dormir pode melhorar significativamente o sono. Além disso, um estudo revelou que mulheres que se exercitam pela manhã são mais propensas a perder gordura abdominal e baixar a pressão arterial, enquanto aquelas que se exercitam à noite aumentam a força da parte superior do corpo e a resistência.

No caso dos homens, exercitar-se à noite pode ajudar a baixar a pressão arterial, queimar mais gordura e reduzir o risco de doenças cardíacas. Esses resultados mostram que há variações nos benefícios da atividade física dependendo do horário em que é realizada e do gênero da pessoa.

Uma pesquisa do ano passado concluiu que a consistência na prática de exercícios, independentemente do horário escolhido, é fundamental para manter os ossos saudáveis. A escolha de uma rotina fixa pode ser mais importante do que o horário específico em que o exercício é realizado.

Os cientistas sugerem que, para obter melhores resultados na redução dos níveis de glicose no sangue, especialmente para pessoas com sobrepeso, o ideal é priorizar a prática de exercícios físicos durante o final da tarde e à noite. No entanto, a prática regular e consistente de exercícios continua sendo a chave para uma vida saudável e ativa.

*OlharDigital e OGlobo.