São Paulo

Provão Paulista Seriado 2024: Datas e Informações Essenciais

O Provão Paulista Seriado 2024 será realizado entre 30 de outubro e 27 de novembro, abrangendo mais de 5 mil escolas estaduais. A prova oferece acesso direto a universidades paulistas e será aplicada em datas específicas para cada série do Ensino Médio. Estudantes com deficiência terão tempo adicional.
Publicado em São Paulo dia 23/07/2024 por Alan Corrêa

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou as datas do Provão Paulista Seriado 2024. As provas ocorrerão entre 30 de outubro e 27 de novembro, abrangendo mais de 5 mil escolas estaduais. A iniciativa oferece acesso direto a universidades como USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp.

A prova para estudantes da 3ª série do Ensino Médio será realizada nos dias 30 e 31 de outubro. No primeiro dia, com cinco horas de duração, serão avaliadas linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, além da redação. No segundo dia, com quatro horas de duração, serão avaliadas matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.

Para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, as provas ocorrerão nos dias 11 e 12 de novembro. As disciplinas avaliadas incluem linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.

Estudantes com deficiência terão direito a uma hora a mais de prova em todas as datas do Provão Paulista. A medida visa garantir condições equitativas para todos os participantes.

O Provão Paulista Seriado permite que alunos do Ensino Médio comecem a acumular pontos desde a 1ª série, que serão somados nos processos seletivos das instituições de ensino superior parceiras. Estudantes de outras redes públicas de ensino também podem participar mediante adesão.

O Saresp, outra avaliação importante da Secretaria de Educação, será aplicado em várias datas de novembro para alunos do Ensino Fundamental. O objetivo é avaliar o desempenho dos alunos e identificar deficiências no aprendizado para melhorar as políticas educacionais.

A partir de 2025, os resultados do Saresp serão utilizados para avaliar metas individuais de professores e escolas, contribuindo para o pagamento de bônus e outras medidas de incentivo.

Fonte: Governo-SP.