Franco da Rocha

Piscinão contra enchentes sendo construído em Franco da Rocha

Um projeto audacioso que contempla ainda a construção de um parque linear no entorno do reservatório. Os franco-rochenses contarão com opção de lazer para suas famílias com um investimento de mais de R$ 31 milhões.
Publicado em Franco da Rocha dia 1/02/2023 por Alan Corrêa

Um projeto audacioso que contempla ainda a construção de um parque linear no entorno do reservatório. Os franco-rochenses contarão com opção de lazer para suas famílias com um investimento de mais de R$ 31 milhões.

Município de Franco da Rocha, que sempre sofreu mais dentre todas as cidades do Consórcio da Bacia do Juquery (CIMBAJU), com fortes chuvas por conta de sua altitude favorecer o escoamento da água direto para o centro do município.

A prefeitura chega com mais um passo importante para o cuidado de seus comerciantes e moradores, uma cidade mais segura e resistente às enchentes com a construção do novo piscinão EU-08, no Ribeirão Eusébio, afluente do Juquery.

A Execução ja foi iniciada e a primeira etapa da obra, é realizada pelo governo do estado em parceria com a prefeitura. Ela acontece na avenida Tonico Lenci, no bairro Chácara São Luiz, onde são realizadas remoções de vegetação e limpeza da área com acompanhamento de técnico, veterinários e biólogos, precisa cuidar dos humanos, mas nossos bichinhos silvestres e plantas não podem sofrer por conta desta melhoria à população.

É um conjunto de ações ambientais para que o projeto caminhe de modo positivo, eles tem sido implementadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) com licenciamento e indicação de compensação ambiental a ser realizada em local determinado pelo DAEE.

“Desde 2013, nós buscamos recursos e investimentos para o plano de combate às enchentes de Franco da Rocha, e uma obra desta magnitude representa a concretização de mais uma etapa desse plano, que visa tornar o município cada vez mais resiliente aos impactos das fortes chuvas. Essa é uma região sensível aos alagamentos, portanto, o benefício desse reservatório será imenso”, comentou o prefeito.

A capacidade deste piscinão é de 274 mil metros cúbicos de água da chuva a serem acumulados para facilitar a drenagem da água e a vida de quem precisa trabalhar em dia de chuvas fortes por Franco da Rocha. O reservatório está localizado entre a avenida Tonico Lenci, estrada da Biquinha, rua Paula Francinete da Silva e rua Conceição da Silva será composto por dois bolsões que vão ocupar uma área de 100 mil metros quadrados. abrangendo os bairros Chácara São Luiz, Portal da Estação, Jardim Santo Antônio e Vila dos Comerciários.

Na última quinta-feira (19), o prefeito Dr. Nivaldo, a secretária adjunta de Licenciamento e Planejamento Urbano, Ana Eymery e a diretora de Meio Ambiente, Bárbara Omena, visitaram o terreno e conversaram com a equipe responsável pela obra, que inclui engenheiros, técnicos, biólogos e veterinários.

“São estudos muito abrangentes feitos aqui na área há, pelo menos, dez anos e envolvem a fauna e flora local. Além disso, será feita a compensação ambiental equivalente a três vezes a área que está sendo removida”, detalhou a diretora, Bárbara Omena, sobre os primeiros estudos feitos pela CETESB para implantação do EU-08 são de 2010, com a última atualização feita em 2022 e seguem todas as diretrizes técnicas para o licenciamento ambiental da obra.

Combate às enchentes de Franco da Rocha

Tem mais coisa acontecendo sobre as enchentes que a construção do piscinão. Uma obra em parceria com o governo do estado, está em construção desde o início do ano passado, o piscinão EU-09, que começa na estação Baltazar Fidélis da CPTM e vai até o centro e tem capacidade para acumular 92 mil metros cúbicos de água. Além de obra de contenção de 400 metros de margem do Rio Juquery, entre o acesso do Complexo Hospitalar até o Rio Ribeirão Eusébio; desassoreamento do Rio Ribeirão Eusébio no trecho da Estação da CPTM, na foz do Rio Juquery, onde houve remoção de 14.350 metros cúbicos de impurezas e desassoreamento do Rio Juquery, no trecho entre a travessia da Escola de Bombeiros até a foz do Córrego Maracujá, em que foi feita a remoção de 107.800 metros cúbicos de impurezas.

Planejamento da obra

De acordo com a Secretaria de Licenciamento e Planejamento Urbano, nos próximos meses serão iniciados os serviços estruturais e fundações para implantação do reservatório, seguido pela implantação de uma passarela de pedestres, das vias de acesso, até o acabamento e paisagismo para conclusão da obra, prevista para acontecer no início do próximo ano.

Fonte: Prefeitura de Franco da Rocha; Texto: Luana Nascimento e Bia Ludymila; Foto: Orlando Junior