No coração da zona noroeste de São Paulo, Perus ergue-se como uma joia histórica.
Cercado por rodovias essenciais, como Bandeirantes e Anhanguera, e municípios vizinhos como Caieiras, Cajamar, Osasco e agora, graças ao Rodoanel Mário Covas, Barueri. Além disso, ostenta orgulhosamente o título do maior parque municipal da cidade: o Parque Anhanguera.
A origem do nome “Perus” se entrelaça com lendas e linguagens. Uma remonta à Dona Maria, que se tornou famosa entre os tropeiros por criar perus e servir refeições inigualáveis. Com o tempo, a região passou a ser identificada por seu nome.
Já outra teoria sugere raízes na língua tupi-guarani, com “Perus” derivando de “PI-RU“, que traduz a ideia de um esforço apertado.
O reconhecimento de Perus como distrito de São Paulo ocorreu em 21 de setembro de 1934. Desmembrado do sub-distrito de Nossa Senhora do Ó, o distrito testemunhou várias realocações territoriais ao longo dos anos.
Agora, a vastidão de Perus abrange mais de 45 bairros, cada um com sua própria identidade e importância.
O distrito guarda um riquíssimo legado de mineração, marcado pelas buscas incessantes de ouro durante os primeiros estágios da ocupação portuguesa. O mito do ouro de Jaraguá, cujas origens remontam ao século XVII, ainda reverbera, com registros apontando o impacto dessa riqueza nas economias europeias da época.
Os registros históricos de Perus remontam ao século XVII, com propriedades como a Fazenda dos Pires e a Fazenda Ajuá. Com o tempo, essas terras passaram para as mãos de figuras influentes da região, cujos nomes agora adornam as ruas de Perus.
Um dos marcos do progresso de Perus foi a inauguração da Estação de Perus em 1867, como parte da São Paulo Railway. Esta estação foi um catalisador para o desenvolvimento urbano da região, dando espaço para a Companhia Melhoramentos de São Paulo e outras infraestruturas vitais.
A industrialização também encontrou seu caminho em Perus. O distrito foi o lar da primeira fábrica de cimento do Brasil, a Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus. Além disso, a Estrada de Ferro Perus-Pirapora, agora desativada, ainda permanece como um monumento de importância histórica, com esforços em andamento para revivê-la como uma atração turística.
Ao celebrar o aniversário de Perus, reconhecemos não apenas um distrito, mas também uma tapeçaria rica e diversificada de cultura, história e progresso que se entrelaça com o tecido mais amplo de São Paulo e do Brasil.
*Com informações de Prefeitura de São Paulo.