O sistema familiar diante da doença de Câncer

Por Psicóloga Ligia Guilhermina – CRP 06/125146

O sistema familiar é a composição de um meio em que os membros chamados integrantes da família assumem cada um o seu papel e se complementam. Família é o início de uma história e cada integrante do sistema possui dentro de seu modo de ser único a herança e a cultura do ambiente em que vive.

Eventos que mudam o rumo da história podem modificar também a estrutura da família, como o diagnóstico de uma doença, a dependência do outro para o tratamento e a ausência de algum integrante nesse momento em que deveria estar próximo.

A estrutura pode ser modificada, mas o papel de cada um deve prevalecer, essa é a parte mais difícil, as doenças crônicas como o câncer a partir de todo processo de diagnóstico e tratamento geram sofrimento não somente para o paciente, mas também para todos que estão a sua volta.

Devido os cuidados que devem ser tomados e acompanhamento do tratamento é inevitável a necessidade de reestruturação da vida e de estabelecer um papel de cuidador ou acompanhante ao lado do familiar que enfrenta a dor e a doença.

Diante de toda essa demanda o Hospital Espírita Fabiano de Cristo vem realizando projetos de acolhimento e apoio não somente para a pessoa que sofre com a doença, mas também com todo sistema familiar que está envolvido.