O Bolo do Bixiga Retorna Triunfante: Tradição Paulistana é Restaurada Após Três Anos de Ausência

Após três anos de interrupção devido à pandemia da COVID-19, o tradicional Bolo do Bixiga fez um retorno triunfante nesta quinta-feira, marcando o 470º aniversário da capital paulista. O aguardado evento contou com uma animada celebração, incluindo uma vibrante cantoria de “Parabéns a Você” ao som contagiante da bateria da Escola de Samba Vai-Vai, cuja sede está localizada no Bixiga.

Logo após a emocionante apresentação, toneladas do tão esperado bolo foram distribuídas entre os presentes, desaparecendo rapidamente nas mãos e bocas dos paulistanos. Centenas de fatias foram habilmente cortadas e passadas de mão em mão em meio à empolgação da multidão.

“Depois da pandemia, é a primeira vez que fazemos o bolo do aniversário de São Paulo. Voltamos às origens. Há 40 anos, a comunidade trazia um bolo para fazer a festa. E agora isso se repetiu”, comemorou Carlos Eduardo Garcia, da organização da festa no Bixiga.

Ao meio-dia, a comunidade já havia colocado 348 bolos confeitados sobre uma mesa com cerca de 400 metros de comprimento em uma das ruas do bairro, um presente simbólico à cidade. Ansiosos, muitos aguardavam a distribuição segurando guardanapos, sacolas plásticas e até baldes, esperando ansiosamente por um pedaço do confeito repleto de cobertura colorida.

Vale ressaltar que o tamanho do Bolo do Bixiga já foi registrado no Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior do mundo. A tradição única de aumentar o tamanho do bolo a cada ano, refletindo a quantidade de anos que São Paulo completa, é um feito extraordinário.

Criado em 1985 por Armando Puglisi, conhecido como Armandinho do Bixiga, o Bolo do Bixiga mantém sua importância mesmo após a partida de figuras-chave como Armandinho e Walter Taverna, que organizava o evento até o ano passado. A comunidade paulistana celebra assim o aniversário da cidade de maneira calorosa e única, demonstrando seu amor e orgulho pela metrópole.

*Com informações da Agência Brasil.