Nova York: 62% dos entrevistados expressaram apoio ao indiciamento de Donald Trump

Segundo a pesquisa, apenas 10% dos entrevistados consideram Trump inocente. Além disso, quando questionados se o ex-presidente cometeu um crime, 37% responderam afirmativamente, 33% disseram que os pagamentos foram antiéticos, mas não ilegais, e 20% não têm certeza.
Publicado em Notícias dia 4/04/2023 por Alan Corrêa

A pesquisa também revelou que apenas 10% dos entrevistados acreditam que Trump é inocente.

Donald Trump foi denunciado por suborno a uma atriz pornô e, de acordo com uma pesquisa da CNN divulgada na última segunda-feira (3), 62% dos norte-americanos apoiam seu indiciamento. O ex-presidente dos Estados Unidos foi formalmente acusado no dia 30 de março em um caso de suposto suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels.

A pesquisa mostrou que 38% dos entrevistados não apoiam o indiciamento de Trump. No entanto, quando analisamos os resultados por filiação partidária, 79% dos republicanos se opõem ao indiciamento, enquanto 94% dos democratas aprovam a acusação judicial contra o ex-presidente.

Segundo a pesquisa, apenas 10% dos entrevistados consideram Trump inocente. Além disso, quando questionados se o ex-presidente cometeu um crime, 37% responderam afirmativamente, 33% disseram que os pagamentos foram antiéticos, mas não ilegais, e 20% não têm certeza.

A SSRS, uma empresa de pesquisa de mercado dos Estados Unidos, conduziu a pesquisa da CNN. As respostas foram coletadas de 1.048 adultos norte-americanos nos dias 31 de março e 1º de abril de 2023.

Donald Trump compareceu à Justiça na cidade de Nova York nesta terça-feira (4) para enfrentar o julgamento como parte de um processo criminal, no qual ele é acusado de manipular registros contábeis para esconder um pagamento de US$ 130 mil para uma atriz pornô. O pagamento foi feito para silenciar a mulher e evitar que ela revelasse um suposto caso com Trump.

Entenda os detalhes da possível condenação de Donald Trump

Em 2006, Stormy Daniels ameaçou divulgar um caso extraconjugal com o ex-presidente Donald Trump. Incomodado com a situação, Trump teria subornado a atriz por meio de um aliado, oferecendo-lhe US$ 130 mil para que ela mantivesse o silêncio.

De acordo com as leis dos Estados Unidos, o pagamento em si não é considerado um crime, mas há suspeitas de que o dinheiro possa ter vindo da campanha presidencial de Trump em 2016. Na ocasião, o pagamento teria sido registrado como honorários advocatícios para o advogado de Trump, Michael Cohen.

Donald Trump afirmou em suas redes sociais que está sendo alvo de perseguição política e que seus adversários são responsáveis pelo seu indiciamento. O ex-presidente dos Estados Unidos também anunciou que é pré-candidato à presidência nas eleições de 2024.

“Isto é perseguição política e interferência eleitoral no mais alto nível da história. Desde o momento em que desci a escada rolante dourada da Trump Tower, mesmo antes de ser empossado como presidente dos EUA, os democratas da esquerda radical se envolveram em uma caça às bruxas para destruir o movimento Make America Great”, disse.

Trump deve se declarar inocente ou culpado durante o julgamento em Nova York, e depois pode deixar o tribunal e retornar para sua residência na Flórida. Lá, ele planeja realizar uma coletiva de imprensa ainda nesta noite.

*Com informações de último segundo