Nesta quinta-feira (9), a prefeitura de São Paulo divulgou o lançamento do MobizapSP, um novo serviço de transporte particular que competirá com o Uber e a 99. Esse aplicativo será uma opção a mais para passageiros e motoristas, cobrando apenas 10% do valor da corrida e deixando o restante para o condutor.
O vereador Marlon Luz (MDB-SP) afirmou que “o MobizapSP surge para quebrar o monopólio dos aplicativos de transporte” durante o anúncio. A plataforma tenta aumentar a segurança do motorista ao oferecer repasses mais justos.
As tarifas das corridas são dinâmicas e variam de acordo com a oferta, demanda e distância. Essa é uma prática comum aos aplicativos Uber e 99, mas o MobizapSP retém apenas 10,95% do preço da corrida, com o restante sendo destinado à remuneração do motorista.
A administração do aplicativo será responsabilidade da Consulix Tecnologia, que ganhou a licitação oferecendo a menor taxa de cobrança. Além disso, a plataforma será integrada à base de dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que monitorará a circulação dos carros do aplicativo.
Segundo o diretor-presidente da Consulix Tecnologia e vice-presidente de Tecnologia e Operações da CSX Inovação, Thiago Hidalgo, “estamos falando de uma taxa justa. Atualmente, os motoristas estão acostumados a terem retidos entre 40% e 60% do valor da corrida”.
Os usuários do MobizapSP terão várias opções de pagamento disponíveis, incluindo cartões de débito, crédito, créditos pré-pagos, Pix ou dinheiro. Além disso, assim como no Uber e no 99, haverá um botão de pânico para que passageiros ou motoristas possam relatar situações de perigo. Ao acionar o botão, a central da Polícia Militar de São Paulo será alertada e terá informações sobre o veículo para fazer uma abordagem.
O processo de cadastro de passageiros no MobizapSP segue os mesmos padrões de verificação de identidade utilizados pela Uber e pela 99, exigindo o fornecimento de CPF e foto para criar um perfil. Atualmente, é possível baixar o aplicativo nas lojas Play Store e App Store, mas ainda não é possível utilizá-lo. A Consulix Tecnologia aguardará a inscrição de 10 a 12 mil motoristas para iniciar as operações.
Acesse o site do MobilizapSP.
Com informações de Canaltech