Com Dra. Carla Baker – Direitos Humanos – Representante Regional LGBTQIA+ | Edição 44.
No cenário acadêmico, questões relacionadas à privação linguística e suas repercussões nas comunicações das pessoas surdas têm ganhado destaque. Um evento recentemente realizado na Universidade de São Paulo (USP) trouxe à tona uma série de pesquisas que abordam o acesso das pessoas com deficiência auditiva à Língua Brasileira de Sinais (Libras), assim como as atividades comunicativas dentro do ambiente escolar.
Com o título “Surdez e Privação Linguística: O que as Pesquisas nos Dizem”, o evento teve lugar na Faculdade de Educação (FE) da USP, no dia 21 de agosto. Reunindo pesquisadoras notáveis no campo, o encontro promoveu a apresentação de estudos recentes e permitiu a análise aprofundada do impacto da Libras no desenvolvimento comunicacional das pessoas surdas. O evento foi enriquecido com tradução simultânea em Libras, garantindo a acessibilidade.
Entre as palestrantes, destacaram-se Maria Josep Jarque, da Universidade de Barcelona (UB), e Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ambas apresentaram trabalhos acadêmicos de sua autoria que exploram o tema da privação linguística. Alguns exemplos notáveis desses estudos incluem “Línguas de Sinais como Línguas de Interlocução: o Lugar das Atividades Comunicativas no Contexto Escolar” e “Desenvolvimento e Avaliação da Competência Comunicativa na Formação Inicial de Professores”.
Uma professora da FE com expertise em Educação Especial e práticas de inclusão escolar para surdos, aprofundou as reflexões sobre a privação linguística em contextos educacionais. Ana Paula lamentou a falta de acesso à língua de sinais desde a infância, observando que as crianças surdas frequentemente ficam defasadas em relação ao desenvolvimento linguístico devido à falta de informações e direcionamento adequado às famílias.
Ela também chamou a atenção para o Decreto Nº 5.626, emitido em dezembro de 2005, que autoriza a inclusão da Libras como disciplina curricular em cursos de licenciatura, pedagogia e fonoaudiologia. Embora esse passo seja significativo, Ana Paula questionou sua expansão para outros campos do conhecimento. Segundo ela, “É importante que o ensino dessa língua esteja em outros cursos, como na medicina ou no direito. As pessoas surdas vão precisar de serviços que estejam além da educação. Mas isso exige uma discussão de currículo para inserir a Libras e dar as condições para que ela seja ofertada”.
Na última terça-feira, foi com grande alegria e gratidão que Dra. Carla Baker marcou presença na celebração do aniversário da estimada amiga Luciane Mosca, atual Secretária de Desenvolvimento Social de Caieiras. O evento ocorreu no aconchegante ambiente do Camaleão Bar e Restaurante.
A dedicação incansável de Luciane Mosca em direção ao bem-estar da comunidade é genuinamente inspiradora. Sua habilidade em irradiar positividade para todos ao seu redor é notável e admirável.
Nossos sinceros parabéns na celebração de mais um ano de vida Lu, bem como sua trajetória repleta de realizações e comprometimento com o bem público. Nesse novo ciclo que se inicia, deseja-se uma contínua sequência de sucessos e momentos memoráveis. Luciane, saiba que pode sempre contar com o apoio de nossa rede de amigos.
O encontro proporcionou uma excelente oportunidade para reunir pessoas queridas, admiráveis e de convívio agradável.