Jornal Fala Regional – Nº 18 – Fortes chuvas causam estragos e tragédia no litoral de SP

Confira nesta edição do Jornal Fala Regional, Litoral de São Paulo sofreu com deslizamentos e enchentes durante Carnaval; “Era uma verdadeira tragédia anunciada”, diz relatório do MP.

No Jornal Fala Regional você encontra notícias de Caieiras, Franco da Rocha, Mairiporã, Cajamar, Francisco Morato, bairro de Perus -SP e toda a região, além de dicas de saúde, cotidiano, automóveis e muito mais.

Onde encontro o jornal

Toda sexta-feira o jornal é distribuído, agora em PDF, afinal entramos no Google News, então comércios parceiros nas cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Cajamar, Mairiporã, Francisco Morato e Região tem acesso sem fronteiras.

Acesse o jornal online, basta clicar no link abaixo e você acessará o PDF do jornal desta semana, ou baixe nosso APP.

Tragédia Anunciada no litoral de SP?

Conforme o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, o Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público de São Paulo, já havia ajuizado 42 ações civis públicas antes da tragédia causada pelas chuvas no último fim de semana no litoral norte paulista, que resultou em pelo menos 50 mortes. As ações buscavam decretar intervenções em 52 áreas de risco em São Sebastião (SP).

Segundo o procurador, essas ações tentavam decretar intervenções na região como forma de reduzir riscos aos moradores da cidade. “Precisamos nos adaptar aos novos tempos e proteger as pessoas”, disse Sarrubbo, referindo-se aos eventos extremos relacionados ao clima.

“Nesse sentido, as imagens juntadas ao parecer técnico ilustram os efetivos riscos da ocupação irregular da área, que conta com casas abandonadas ou danificadas em virtude de movimentações do terreno pelo desenvolvimento de fenômenos de escorregamento de terra”, escreveu o Gaema no documento à prefeitura.

Defesa Civil de Caieiras fez papel atuante: Caieiras enviou equipe da Defesa Civil a São Sebastião para apoiar nas buscas por desaparecidos, após temporal que deixou estragos no litoral, inclusive durante a operação, além de ajudar no resgate das pessoas, a equipe salvou um cachorro caramelo que estava preso na lama. “Parabéns aos nossos agentes da Defesa Civil, que estão trabalhando incansavelmente para salvar vidas”.

Cidades fazem campanha solidária: Vale lembrar que todas as cidades da nossa região estão fazendo campanhas solidárias para arrecadar mantimentos e roupas para os desabrigados e necessitados após essa tragédia. Veja junto a sua prefeitura para saber como ajudar, você também pode conferir acessando o www.FalaRegional.com.br

Como os momentos difíceis revelam nossa solidariedade

Os momentos difíceis podem ser muito desafiadores, mas também podem ser oportunidades para revelar nossa solidariedade. Quando estamos diante de situações complicadas, como uma pandemia, desastres naturais, crises econômicas ou conflitos sociais, podemos perceber o quanto precisamos uns dos outros para superar esses obstáculos.

A solidariedade é um valor fundamental que se refere à capacidade de se colocar no lugar do outro, entender suas necessidades e agir em prol do bem comum. Ela pode ser expressa de várias formas, desde pequenas atitudes cotidianas até grandes mobilizações sociais.

Durante momentos difíceis, a solidariedade pode se manifestar de maneiras muito distintas. Por exemplo, podemos ver pessoas doando recursos financeiros, oferecendo abrigo, compartilhando mantimentos e medicamentos, prestando serviços voluntários, entre outras formas de ajuda.

Além disso, a solidariedade pode ser expressa por meio de gestos simples, mas que fazem muita diferença na vida das pessoas. Um exemplo disso é quando alguém se oferece para fazer compras para um vizinho idoso ou oferece uma palavra de conforto a um amigo que está passando por uma situação difícil.

A solidariedade também pode ser vista em movimentos coletivos, como as campanhas de arrecadação de recursos para as vítimas de um desastre natural, as mobilizações em prol de causas sociais, ou mesmo em iniciativas comunitárias para ajudar a resolver problemas locais.

É importante lembrar que a solidariedade não é apenas uma virtude pessoal, mas também uma responsabilidade social. Quando nos unimos em torno de uma causa comum, podemos fazer a diferença na vida das pessoas que mais precisam, ajudando a mitigar os efeitos negativos dos momentos difíceis.

Porém, é preciso ter cuidado para não confundir solidariedade com caridade. Enquanto a caridade pode ser vista como uma ação pontual de ajuda aos mais necessitados, a solidariedade pressupõe uma mudança estrutural das relações sociais, que visem à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por fim, é importante destacar que a solidariedade não é um valor inato, mas sim uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo do tempo. É preciso estar aberto a compreender as necessidades do outro, reconhecer as próprias limitações e trabalhar em conjunto para encontrar soluções efetivas. Com isso, podemos criar um ambiente mais solidário e colaborativo, que nos ajude a superar os momentos difíceis com mais resiliência e empatia.