Homenagem: 15 de março, Dia da Escola

Enquanto subcelebridades desprezam uma das classe mais importante do pais, nossos professores, o Dia Nacional da Escola é uma oportunidade para reflexão sobre o papel das instituições escolares na formação dos cidadãos e no desenvolvimento da sociedade.

É também uma data para valorizar o trabalho dos profissionais da educação, como professores, diretores, coordenadores e demais funcionários, que se dedicam diariamente para oferecer uma educação de qualidade aos estudantes.

História

Essa data foi instituída em 1982, por meio da Lei nº 6.281, com o objetivo de homenagear as escolas e ressaltar a importância da educação para o desenvolvimento do país.

Homenagem

Além disso, o Dia da Escola também é uma oportunidade para valorizar o trabalho dos professores e demais profissionais envolvidos na educação, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na formação das novas gerações.

“Atuei na rede pública por mais de trinta anos, me aposentando como diretora de escola em 2017. Sobre salário não falo, sempre soube que era baixo pelo que faz um professor, mas não há dinheiro no mundo que pague o orgulho que tenho de reencontrar meus alunos hoje em dia, cidadãos de bem, bem sucedidos profissionalmente e honrados como chefes de família.” Katia Aparecida Marim, pedagoga e professora raíz, época do saudoso magistério.

As escolas da região merecem ser homenageadas pelo papel fundamental que desempenham na formação dos cidadãos e no desenvolvimento dos municípios. Essas instituições são responsáveis por transmitir conhecimentos e habilidades que serão essenciais para o futuro dos estudantes, preparando-os para a vida pessoal e profissional.

“Parte dos valores de professora é ser responsável pelo sucesso de cada aluno que passou pela sua vida, tenho certeza que tem um pouquinho de mim, como orientadora e isso, realmente, não tem preço! Um pouco do melhor que aprendemos a ser ao longo do tempo distribuído em pequenas doses pelas escolas. São valores de uma profissão, que na verdade é um sacerdócio, um chamado, um dom dado por Deus.” Completa a professora Katia Marim.

Diretoria de Ensino Regional – Região de Caieiras

Em nota, Celso de Jesus Nicoleti, Dirigente Regional de Ensino Local, fez questão de homenagear a todos pela data.

“Nesta data tão importante, da qual nos referimos ao “Dia da Escola”, sinto-me imensamente honrado e lisonjeado por fazer parte desta Rede de Ensino como Dirigente – Região Caieiras, na qual atuo desde 2005, e agradecendo a oportunidade de poder expressar minhas considerações por meio deste respeitado Jornal Fala Regional, cujo abrange em grande escala os munícipes da região, bem como porta a voz da comunidade de maneira respeitosa levando de forma imparcial as informações e os fatos aos munícipes e aos leitores.

Considero que este quinze de março, seja de essencial importância para ressaltar a relevância do papel da educação escolar como um importante meio para o desenvolvimento intelectual, emocional e profissional das pessoas, dando a elas, também, as ferramentas que as permitem desenvolverem-se enquanto cidadãos críticos.

Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os profissionais da educação que estejam envolvidos, direta ou indiretamente nas ações das unidades escolares, nas participações dos principais projetos desenvolvidos pela Diretoria de Ensino- Região Caieiras, cujo envolvem mais cinquenta mil estudantes e aproximadamente três mil docentes, de forma a atender e servir primordialmente, buscando o desenvolvimento e melhoria dos índices da aprendizagem de nossos estimáveis estudantes.

Feliz Dia da Escola!”

Dados Regionais

Segundo a Diretoria de Ensino- SEDUC/SP são mais de 50 mil estudantes entre as 67 escolas jurisdicionadas entre 67 escolas estaduais ao todo, sendo 17 em Franco da Rocha e Francisco Morato; 14 escolas em Caieiras e Mairipporã somadas a mais 5 escolas em Cajamar.

Conheça o tamanho deste trabalho:

Em Francisco Morato são mais de 18 mil alunos atendidos pelo estado e coordenados pela Diretoria de Ensino, em Franco da Rocha o número de estudantes ultrapassa a marca dos 14 mil, Caieiras conta com mais de 8 mil estudantes, Mairiporã soma mais de 7 mil e Cajamar tem números acima dos 3.5 mil alunos.

A rede tem 5 escolas do ensino fundamental com aulas de 1º a 5º anos do ensino fundamental divididas entre Franco da Rocha com E. E. Professor José Parada e Elvira Parada Manga Profª somando mais de 700 alunos ativos; Francisco Morato com Lydia Scalet Walker Profª. e Ulysses Sanches Ramires Prof. que juntas passam a marca dos 450 alunos ativos e por último; em Caieiras a escola E.E. Isaura Valentini Hanser Profª. segue com mais de 200 alunos ativos, chegando no número de mais de 1300 estudantes.

Todos os outros 50 mil alunos estão distribuídos entre as mais de 60 escolas.

Ensino X Pandemia

Antes da pandemia, o ensino era predominantemente presencial. Com a pandemia, muitas escolas e universidades adotaram o ensino a distância como medida de segurança. Isso apresentou desafios, mas também trouxe benefícios, como a flexibilidade de horários. Com o avanço da vacinação, o ensino presencial tem voltado, mas o ensino a distância ainda é uma opção para muitos.

Além disso, as escolas Brasil afora, são lugares de convivência e socialização, onde os estudantes aprendem a lidar com diferenças e a desenvolver habilidades sociais. Também são espaços de promoção da cidadania e da democracia, onde os estudantes aprendem sobre seus direitos e deveres como cidadãos.

É importante citarmos que escolas, não só municipais ou estaduais, enfrentam desafios, como a falta de recursos e a desigualdade educacional, mas muitas delas superam essas dificuldades e procuram oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos. Por isso, é importante valorizar e homenagear essas instituições e os profissionais que nelas trabalham, reconhecendo seu papel fundamental na formação das novas gerações e no desenvolvimento do país.

Crescimento do ensino online

O ensino online teve um grande avanço com a pandemia, com o uso de tecnologias e plataformas digitais para aulas e atividades educacionais crescendo significativamente.

Embora tenha apresentado desafios, trouxe benefícios como a flexibilidade de horários e acesso a recursos online. A expansão do alcance do ensino para pessoas que não podiam frequentar aulas presenciais também foi uma vantagem. É provável que o ensino online continue a crescer como uma opção de ensino complementar ou principal no futuro.

Tecnologia na escola

O uso da tecnologia nas escolas tem se intensificado, trazendo novos desafios e oportunidades para a educação. Com a utilização de dispositivos eletrônicos, softwares, aplicativos e plataformas online, os educadores podem ampliar e enriquecer as atividades pedagógicas, oferecendo aos alunos uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e interativa.

Entre as principais vantagens da tecnologia na escola, destacam-se a possibilidade de acesso a um vasto acervo de informações e recursos educacionais, a capacidade de personalizar o ensino de acordo com as necessidades e interesses dos alunos, e a facilidade de comunicação e colaboração entre os membros da comunidade escolar.

No entanto, é importante ressaltar que o uso da tecnologia na escola também apresenta desafios, como a necessidade de capacitação dos professores para a utilização dessas ferramentas, a garantia da segurança e privacidade dos dados dos alunos, e o risco de exclusão digital de estudantes que não possuem acesso a dispositivos e internet em casa.

Além disso, é importante que o uso da tecnologia seja planejado e integrado de forma adequada ao currículo escolar, de modo a complementar e enriquecer as atividades educacionais tradicionais, e não substituí-las.

Em resumo, a tecnologia pode ser uma grande aliada na educação, desde que seja utilizada de forma consciente e planejada, com o objetivo de enriquecer a experiência educacional dos estudantes e prepará-los para um mundo cada vez mais digital.

Com informações da Diretoria de Ensino Regional – Caieiras, Planalto.Gov.BR