Fortes chuvas castigam litoral paulista

As fortes e incessantes chuvas no estado, desta vez fizeram do Litoral Norte de São Paulo a vítima da vez. Em estado de calamidade, municípios, munícipes e foliões sofrem por causa das enchentes causadas pelas chuvas. Os municípios devastados são Sebastião, Ubatuba, Ilha Bela e Caraguatatuba estão inundadas e a chuva, não dá trégua. Até a segunda-feira de carnaval, somam-se 36 corpos e mais de 500 desabrigadas. As Prefeituras e o governo estadual estão agindo para socorrer essas famílias.

Uma inundação ou enchente é um desastre natural causado por um transbordamento de água, geralmente devido a fortes chuvas, que submerge a terra e pode causar danos a edifícios, infraestrutura e residências. As inundações também podem causar perda de vidas, deslocamento de pessoas e danos às plantações e ao gado. Para minimizar o impacto das inundações, é importante que as comunidades tenham planos eficazes de gestão de desastres e tomem medidas apropriadas para reduzir o risco de inundações, como melhorar os sistemas de drenagem e evitar construções em áreas propensas a enchentes.

Presidente Lula e governador Tarcísio (SP), estiveram no local

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governador Tarcísio Gomes de Freitas visitaram nesta segunda-feira (20) a região do litoral paulista atingida pelas fortes chuvas. Sobrevoaram para mensurarem as proporções do desastre em São Paulo, estiveram em locais atingidos pela chuva no Litoral de SP que deixaram pelo menos 36 mortos e dezenas de desaparecidos durante o fim de semana de carnaval.

O município de São Sebastião, localizado a aproximadamente 200 quilômetros da capital paulista, foi quem mais sofreu com o desastre, ele foi mais afetado pelas chuvas “recorde”, que causaram enchentes e deslizamentos de terra, deixando ao menos 50 casas destruídas.

O governador do estado, Tarcísio de Freitas, que sobrevoou a área afetada no domingo (19), decretou “estado de calamidade” em São Sebastião e em outros quatro municípios para facilitar a distribuição dos recursos. Além disso, liberou R$ 7 milhões (cerca de US$ 1,5 milhão) para os resgates.

O Governo federal também disponibilizou fundos para auxiliar na emergência.

Durante a coletiva de imprensa, o Presidente também falou em construir casas, em “terrenos seguros”, para famílias que foram prejudicadas pelas tempestades na região.

A Sabesp está fazendo a coleta

Fundada em 1973 e sediada na cidade de São Paulo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é uma empresa brasileira responsável pela prestação de serviços de água e esgoto ao estado mais populoso do Brasil. Empresa de capital aberto e parcialmente controlada pelo governo do Estado de São Paulo.

Seus serviços incluem abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e gerenciamento de resíduos sólidos. A Sabesp opera várias estações de tratamento de água e estações de tratamento de esgoto, bem como uma grande rede de tubulações e reservatórios.

A empresa também investe em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar suas operações e serviços. Tem sido reconhecida por seus esforços para aumentar o acesso à água potável e melhorar o saneamento no estado, principalmente em áreas carentes.

A Sabesp deu início a uma campanha, que incentiva a doação de produtos não-perecíveis e de higiene e limpeza às famílias desabrigadas em:

Municípios os quais idades abaladas pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo.

Serão arrecadados alimentos não perecíveis, como:

 

Produtos de higiene pessoal e limpeza

Estes foram considerados os itens mais necessitados. Também é possível doar roupas masculinas, femininas, infantis e de cama e banho. As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade do Governo de São Paulo.

A população pode entregar a doação nos locais abaixo: