Estudantes da Etec Jaraguá Desenvolvem Sistema Inovador de Irrigação Inteligente

Em uma iniciativa inovadora que destaca a fusão entre educação, inovação e responsabilidade ambiental, um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, localizada na zona norte de São Paulo, desenvolveu um sistema de irrigação inteligente e detecção de incêndios.

Este projeto, concebido como trabalho de conclusão de curso para o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eletrotécnica, está concorrendo a uma vaga na final da prestigiada 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

O projeto, intitulado “Sistema de Irrigação e Detecção de Incêndios Autônomo“, foi elaborado por João Marcos dos Santos, Mireli Oliveira Santos e Nicolas Santos Romero. O sistema busca otimizar o processo de irrigação em propriedades rurais, reduzindo o desperdício de água e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

O sistema inteligente distribui água de acordo com a necessidade específica de cada cultura, ajustando a irrigação para atingir o nível de umidade desejado no solo. Além disso, ele é equipado para monitorar a temperatura do ar e os níveis de gás carbônico, aprimorando a detecção precoce de possíveis focos de incêndio.

“O funcionamento do sistema é baseado em três sensores: umidade do solo, gás carbônico e temperatura e umidade do ar. Ele controla os aspersores de irrigação e envia informações em tempo real para o responsável pela plantação via celular, permitindo ações imediatas em caso de detecção de incêndio”, explicam os estudantes.

Os critérios para a seleção dos finalistas da Febrace incluem criatividade, inovação, conhecimento científico, método de pesquisa, profundidade do estudo e clareza na apresentação do projeto, tanto na documentação quanto na apresentação oral.

Os 200 projetos selecionados para a mostra presencial, que ocorrerá em março, também terão exposição em um ambiente virtual, ampliando o alcance e a visibilidade das inovações desenvolvidas pelos jovens cientistas.

O orientador do projeto, Jean Nascimento, elogiou o desempenho dos alunos: “A classificação entre os semifinalistas da Febrace é um reconhecimento do esforço e da busca por resultados significativos.”

Com a visão de expandir o alcance do sistema, os estudantes planejam buscar parceiros e investidores.

“Nosso público-alvo inicial são os pequenos produtores, mas estamos confiantes na adaptabilidade do sistema para atender também grandes propriedades rurais”, projeta João Marcos.

A inovação apresentada pelos alunos da Etec Jaraguá reflete o potencial transformador da educação técnica e a importância de incentivar projetos que combinem conhecimento técnico com soluções sustentáveis para os desafios contemporâneos.

*Com Informações da Secretaria de Justiça e da Cidadania.