Estação Cidadania de Caieiras estréia a peça “Fantasminha Pluft”

O final de semana foi especial na Estação Cidadania de Caieiras. Onze atores, com idades entre 11 e 50 anos, estrearam a peça “Fantasminha Pluft”, no último final de semana.
Publicado em Entretenimento dia 14/02/2023 por Alan Corrêa

O final de semana foi especial na Estação Cidadania de Caieiras. Onze atores, com idades entre 11 e 50 anos, estrearam a peça “Fantasminha Pluft”, no último final de semana.

Por Cesar Santos

O espetáculo encerrou o processo iniciado em Maio de 2022 com a proposta do Projeto 3º Sinal, fundado pelo Ator, Diretor e Orientador de Teatro Cesar Santos.

As apresentações ocorreram nos dias 11 e 12 de Fevereiro no pátio da Estação Cidadania e atingiram um público total de 205 pessoas nos dois dias. O Diretor Geral do espetáculo, disse que a peça foi aprovada pelos espectadores, e também pelos pais, que apoiaram o projeto desde o início.

A platéia

Entre a plateia estavam a Atriz e Diretora Samara Claudiano e o Ator, Diretor, Professor de Teatro e Músico Hélton Souza.

“Os artistas que marcaram presença na estreia estiveram conosco numa visita agendada em alguns de nossos ensaios, e ajudou no processo criativo e no desenvolvimento para a conclusão e estreia”, contou.

A peça, estrelada pelos atores Matheus Almeida, Rita Ferri, Giselle Santos, Vick Mercúrio, Luiza Bispo, Pablo Dassero, Maranhão Mamede, Duda Vasconcelos, Eli Oliveira, Ana Beatriz Pinheiro e Debby Alves. A técnica ficou a cargo de Mayumy Sugihara (assistente de direção), Henrique Saldones (contra regra); Sandra Vasconcelos e Marcelo Silva contribuíram na produção geral do espetáculo. Giovanna Martines Ficou responsável pela maquiagem.

Aninha Araújo assume a Direção Musical e João Paulo Carneiro a Produção Executiva. Cesar Santos assina a Direção Geral, “Fantasminha Pluft” é um espetáculo baseado na obra homônima da dramaturga Maria Clara Machado. Todos os integrantes, que participaram dos encontros, também fizeram parte do processo construtivo da obra cênica, afirmou o diretor.

“Eles ajudaram desde o figurino, passando pela maquiagem e concepção de adereços cênicos que compõem as cenas, bem como ajudaram na arrecadação de recursos desde a concepção até a estreia.”, contou.

O espetáculo custou R $1.697,00, dinheiro conseguido através de venda de rifas, ajuda de amigos, patrocínios e apoio da Secretaria De Ação Cultural e Turismo de Caieiras. O pátio da Estação Cidadania ficou lotado nos dois dias de apresentação.

Ainda este ano, o Projeto irá levar o espetáculo para outras localidades de Caieiras e fazer um movimento cultural de base, que influencia os moradores da cidade a frequentarem apresentações de Teatro e outras manifestações culturais. Também é do interesse do Projeto iniciar uma nova turma em outra região, bem como participar de Festivais e Mostras de Teatro a partir de Março.

Nos dias 3 e 5 de Março, os integrantes apresentam o espetáculo no Teatro Municipal de Caieiras, e farão 3 apresentações para escolas e outras 3 para o público em geral. Para ficar sabendo de outras informações do Projeto é só acompanhar no instagram @ter.sina