Mais de de 3,4 milhões de estudantes de todo o país irão participar do Enem 2022. As provas acontecem neste domingo (13) e no próximo (20). No primeiro dia exame, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, de matemática e ciências da natureza. Nos dias de provas os portões estarão abertos das 12 às 13 horas e o início do exame será às 13h30.
Com os nervos à flor da pele, muitos estudantes acabam esquecendo de situações básicas que podem acarretar na desclassificação. Confira o que é obrigatório e o que levar no dia do exame.
Além dos documentos que comprovam a identificação (veja mais detalhes abaixo) a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente é item obrigatório. A regra vale também para os candidatos do Enem digital, já que a redação será feita em papel e não no computador, como o restante da prova.
O Cartão de Confirmação da Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante, também é recomendado levar. Nele consta, entre outras informações, o local de prova.
Outra sugestão é que os participantes levem lanche, água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas.
Tão importante quanto saber o que portar no dia da prova, vale lembra o que é proibido e podem levar à eliminação do candidato.
A lisa inclui dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
Também não podem ter em mãos fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. São ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.
Uma das novidades desta edição envolve a utilização de documentos digitais para se identificar na hora da realização da prova. São válidos, por exemplo, o RG, a carteira nacional de habilitação o e-Título, desde que apresentados nos aplicativos oficiais.
Apesar de permitir a identificação no celular no momento de entrada na sala em que fará o exame, o aparelho deve ser desligado após a apresentação do documento.
O Enem permite ao participante, dependendo da nota, ter acesso a vagas do ensino superior público, pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada, para bolsas em instituições privadas, pelo ProUni – Programa Universidade para Todos, e serve de parâmetro para o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.