O documentário “Vivências da Capoeira” foi lançado em Franco da Rocha, sob a co-direção de Chai Odisseiana e Alessandra Haro, como uma celebração e resgate das memórias da Capoeira na região de Franco da Rocha e na Bacia do Juquery. A obra destaca a importância da Capoeira como um elemento vital da Cultura Afro-Brasileira, valorizando a trajetória e resistência dos mestres que mantêm essa tradição viva.
O filme, com 17 minutos e 18 segundos de duração, oferece um mergulho profundo nas raízes e na evolução da Capoeira na região, apresentando entrevistas com mestres locais como Mestre Pezão, Mestre Babu, Mestre Sampaio, Mestre Véio, Mestre Curiango e Contra Mestre Tico. Através de suas histórias e experiências, o documentário explora a relevância da Capoeira na formação da identidade cultural local e na luta contra o racismo estrutural.
“Vivências da Capoeira” teve sua pré-estreia na Mostra de Cinema da Lei Paulo Gustavo, no Cine Estação, em 14 de agosto, e foi posteriormente exibido para estudantes da escola Elvira Parada Manga. O filme seguirá para participações em festivais, com a próxima exibição marcada para novembro no espaço cultural da Associação Cultural do Véio, acompanhada de uma roda de capoeira.
A exibição de “Vivências da Capoeira” será parte de um evento maior que inclui o filme “50 anos de produção cultural em Franco da Rocha”, que traça um panorama da produção cultural e artística da cidade ao longo de cinco décadas. Ambos os projetos foram realizados através do Edital Paulo Gustavo, com o apoio da Prefeitura de Franco da Rocha e do Ministério da Cultura.
A produção do documentário “Vivências da Capoeira” contou com uma equipe dedicada, incluindo Chai Odisseiana e Alessandra Haro na direção, com apoio da Associação Cultural do Véio. O projeto foi realizado graças ao financiamento da Lei Paulo Gustavo e ao apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Franco da Rocha.
Para mais informações e contato: @acveiogrio | @chaiodisseiana.