Dicas para não ser o “tiozão chato” do WhatsApp

O WhatsApp já uma ferramenta de comunicação muito eficiente e tudo que você faz com ele, seja em conversar particulares ou grupos, podem acabar queimando seu filme.

São mais de 2,5 bilhões de usuários em todo o mundo, o Brasil é um dos maiores mercados do aplicativo, um dos países mais ativos, não só em número de usuários, mas na utilização.

O Brasil também é um dos países que estão no ranking de locais que mais consomem notícias via WhatsApp, de acordo com um levantamento do Instituto Reuters, que coletou dados de 38 nações, em 2019.

Por aqui, 53% dos internautas utilizam o WhatsApp para se informar, o maior índice entre os 38 países pesquisados.

O brasileiro definitivamente aderiu a essa ferramenta de comunicação. Mas a onipresença do WhatsApp também tem um lado negativo: sua facilidade de uso significa que gafes e impropriedades podem ser cometidas instantaneamente e incomodar alguns usuários.

Por isso, sugiro dicas para assegurar respeito e eficácia nas mensagens pelo app:

1. Foto do perfil

Sua foto no perfil do WhatsApp deve corresponder à imagem que você quer exibir para todos. Portanto, é importante escolher uma foto de boa qualidade e que mostre uma imagem positiva. Frases ou gestos ofensivos são inaceitáveis.

2. Mensagens de áudio

Um recurso bacana do WhatsApp é a possibilidade de gravar mensagens de áudio. Mas mensagens de voz devem ser usadas com moderação: ler uma mensagem é fácil, mas ouvir uma pode não ser, já que é preciso privacidade. Gravar uma mensagem de áudio sem saber a se a outra pessoa poderá ouvi-la pode ser visto como uma atitude egoísta e desrespeitosa.

3. Grupos

Grupos de WhatsApp são um ótimo recurso para famílias e equipes de trabalho. No entanto, é necessário ter cuidado ao criar e interagir em um grupo. Primeiro, só se deve incluir alguém em um grupo com o seu consentimento.

Em segundo lugar, a linguagem e as imagens a serem usadas devem ser apropriadas para esse ambiente, com especial atenção aos grupos de trabalho ou que incluam menores de idade. Desavenças e ofensas causadas dentro do grupo são equivalentes a discutir ou ofender alguém em uma festa, pois todos estão vendo. E mais: só porque alguém participa de um grupo, não significa que deve ser pressionado a responder a todos os comentários imediatamente.

Respondendo as mensagens

Uma vez que você aceitou alguém como um contato ou consentiu em integrar um grupo, não deve ignorar mensagens. A pontualidade da sua resposta dependerá da sua disponibilidade e do nível de prioridade dessa conversa. No entanto, assim que possível, você deve responder. Deixar de responder uma mensagem enviada diretamente a você é o mesmo que deixar alguém falando sozinho na sua frente.

5. Escrever para um cliente não é o mesmo que escrever para um amigo

Ao usar o WhatsApp para empresas, não é somente o conteúdo que será diferente do que se escreve para contatos pessoais: a linguagem e o nível de formalidade ao se comunicar com um cliente em potencial, serviço de atendimento ao consumidor ou paciente, precisam ser adequadas a cada tipo de relacionamento. Sendo você um cliente, a mesma polidez que empregaria com o vendedor de uma loja deve ser utilizada.

6. Gramática, pontuação e uso de emojis

O “dialeto da internet” pode ser algo divertido e prático ou pode fazer você parecer pouco inteligente e preguiçoso. Se a pessoa para quem você está escrevendo conhece todas as abreviações e símbolos, use-os, mas tome cuidado para não dificultar a compreensão. Correção gramatical não precisa ser um fardo. As comunicações privadas também são uma vitrine para o seu talento e inteligência. Além disso, pontuação. É. Muito. Importante. Entendeu?

7. Não há garantia de privacidade

Embora as mensagens do WhatsApp usem criptografia de ponta a ponta, não é possível garantir a confidencialidade de sua comunicação. Assim como acontece com o e-mail, mensagens trocadas pelo aplicativo podem ser facilmente encaminhadas a outros, e uma conversa pode ser compartilhada na íntegra através de um screenshot. Certifique-se de seus contatos são de confiança e use bom senso ao digitar ou gravar áudios.

Por fim… Lembre-se de que do outro lado da mensagem existem pessoas “de verdade” e a impressão que você causa nelas é o que deve permanecer. Além disso, ao comunicar-se em nome de uma organização, um comportamento inadequado pode arriscar a imagem de uma empresa ou mesmo de sua profissão.

Empregar a melhor versão de si, por meio do celular, é sempre um ótimo negócio.

*Com informações da Folha, Terra e SBT.