Dicas de segurança para seu celular

Atualmente todas as nossas informações estão sendo armazenadas no nosso smartphone, incluindo documentos pessoais, de veículo, aplicativos de bancos digitais e tradicionais, então todas as informações que a gente precisa, estão exatamente na palma da nossa mão.

Com todo esse avanço de tecnologia e tornando tudo de forma digital, os crimes cibernéticos acabam aumentando, então grupos de hackers especializados estão tentando aplicar golpes por meio de histórias, links e outros para roubar os dados dos consumidores.

Vamos conhecer algumas dicas de segurança que você pode colocar no seu celular, assim você consegue deixar os seus dados mais seguros e evitar de cair em golpes de links, mensagens e outras ferramentas que são usadas em prol de negatividade.

Mantenha seu aparelho protegido por senha

É muito importante que você sempre disponha uma senha para desbloquear o acesso no seu smartphone, pode ser tanto por reconhecimento facial, biometria ou até mesmo por um PIN de dígitos livres ou contatos, como 4 ou 6.

Sempre tente pensar em alguma senha que não seja tão óbvia de sua vida, como a sua data de aniversário por exemplo. Procure por números que são fáceis de lembrar e que podem estar correlacionados com alguma outra pessoa de sua vida.

Assim que você deixa o seu celular com acesso bloqueado, se ele for furtado ou alguém de má fé quiser mexer para acessar as suas conversas, apps financeiros, e outros arquivos, não irá conseguir, pois não saberá o segredo para conseguir ter o livre acesso.

Uma outra coisa importante ter é, alguns apps permitem colocar senha de acesso para conseguir entrar, talvez e-mail ou algum chat de conversação, então coloque essa proteção no máximo de arquivos que você puder.

Ative a verificação em duas etapas no seu Whatsapp

A verificação de duas etapas no Whatsapp, é uma configuração de proteção aos dados, onde por meio de um PIN você consegue desbloquear o uso, se precisar acessar o “Whats” em outro smartphone ou na própria web. Então toda vez que alguém tentar acessar a sua conta do Whatsapp, será preciso inserir esse PIN.

Para ativar essa verificação é muito fácil, basta seguir o passo a passo abaixo:

A configuração em duas etapas irá aumentar a segurança do seu Whatsapp, quando você fica muito tempo sem entrar, ele pode pedir o código para acessar ao conteúdo, ou quando você precisar entrar por outro dispositivo. Lembre-se que é sempre importante usar um e-mail válido, pois se você esquecer o PIN, poderá recuperá-lo através do e-mail.

Sempre verifique a lista de acesso do WhatsApp Web

Existem alguns aplicativos que, se a pessoa tiver acesso ao seu whatsapp, ela consegue “cloná-lo” para esse “app espião”. Então sempre que entrar, verifique essa lista que mostra as informações de quais dispositivos a sua conta foi acessada, e quando isso aconteceu, por exemplo: “Última ativação ontem as 16:43, em Google Chrome (Windows).

Assim que você perceber, que a sua conta foi acessada por outro dispositivo, escolha a opção de “sair” de todos eles, ou apenas de um só que você achar suspeito, pois quando você manda esse comando, automaticamente os lugares que estão com a sua conta logada, seja no app ou na web, saem automaticamente.

Para verificar essa lista também é bem simples, basta entrar no WhatsApp, ir até a opção “WhatsApp Web” e consultar os locais que a sua conta está logada.

Fique atento ao seu número de celular

Sabe quando alguém te liga perguntando se você é “fulano de tal”? Então, isso pode ser tanto algum golpe, quanto cadastramento e erros da operadoras de celular, então algumas medidas de segurança com o seu número de telefone é sempre importante.

O número do celular, em muitos dos casos servem para a sua identificação, então em alguns casos pode acontecer de você trocar de número e não migrar os seus dados atrelando ao novo número de telefone, isso pode favorecer alguns erros na operadora, onde elas podem acabar atribuindo o número antigo a outro cliente, consequentemente deixando vazar algumas de suas informações importantes.

Então sempre mantenha o seu número de celular atualizado em todos os eu cadastros, sendo em plataformas de vídeo como Netflix, amazon, e outros que podem pedir algumas informações para comprar algum pacote; Em redes sociais; Apps de gestão financeira ou banco; Apps sobre o trabalho e documentos, entre muitos outros importantes.

E se eu for roubado?

Existem algumas ferramentas de dispositivos perdidos disponíveis para Android e iOS, que enviam um comando através de algumas informações sua comprovadas para o telefone que foi furtado/roubado, assim, ele apaga todos os arquivos do seu smartphone.

ATENÇÃO! É de extrema importância que você só comunique a operadora que o seu celular foi furtado após mandar o comando de exclusão dos seus arquivos. Isso se dá porque, se você comunica-los antes de enviar o comando de celular perdido, o mesmo pode não chegar, pois a operadora pode já ter cancelado o seu número.

Mantenha sempre todos os seus dados seguros com senha, reconhecimento facial, biometria e tudo o que você precisar, assim evita de cair em alguns golpes e de ter os seus dados vazados facilmente, além disso, sempre deixe anotado informações importantes, em algum papel seguro na sua casa.