Brasil

Corpo de Bombeiros encerra resgate em Vinhedo e continua assistência às famílias

O Corpo de Bombeiros finalizou o resgate em Vinhedo após o acidente aéreo, retirando 62 vítimas dos escombros. As famílias continuam sendo atendidas, com apoio psicológico e orientações sobre identificação dos corpos.
Publicado em Brasil dia 11/08/2024 por Alan Corrêa

O Corpo de Bombeiros de São Paulo concluiu os trabalhos de resgate na cidade de Vinhedo após o acidente aéreo ocorrido na tarde de sexta-feira, 9 de agosto de 2024. As equipes finalizaram a operação na noite de sábado, 10 de agosto, com a retirada das 62 vítimas dos escombros. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) agora assume a responsabilidade pela área, onde os destroços da aeronave permanecerão para investigação.

Todos os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) Central de São Paulo, que opera ininterruptamente para identificar as vítimas. Cerca de 40 profissionais estão dedicados a essa tarefa, incluindo médicos, odontologistas legais, antropólogos e radiologistas. As outras ocorrências atendidas pelo IML Central foram redirecionadas para unidades nas zonas leste e oeste da capital, que também funcionam 24 horas, com apoio adicional do IML da zona norte durante o dia.

Até o momento, dois corpos foram identificados. As famílias das vítimas estão sendo informadas sobre o progresso do trabalho de reconhecimento. No sábado, 10 de agosto, 26 famílias foram acolhidas no auditório do Instituto Oscar Freire, próximo ao IML Central. O atendimento continua neste domingo, com o apoio de equipes da Defesa Civil Estadual e do IML.

Os familiares receberam orientações sobre a documentação necessária para auxiliar na identificação dos corpos e foram convidados a fornecer material biológico para exames genéticos, caso necessário. O processo de coleta de material segue uma ordem específica, começando por pais e filhos das vítimas.

O governo de São Paulo providenciou acomodações em hotéis para os familiares que chegaram à capital para o reconhecimento dos corpos. Trinta e oito famílias já foram recebidas e estão sendo acompanhadas psicologicamente. Aqueles que preferirem podem realizar o processo de identificação em núcleos do IML em Cascavel, Paraná, ou em Ribeirão Preto, São Paulo.

Em homenagem às vítimas do acidente, o Estado de São Paulo decretou luto oficial de três dias. O próximo boletim informativo será divulgado na tarde deste domingo, 11 de agosto, às 17h.

Fonte: Governo-SP.