Polícia

Casa da Mulher Brasileira: combate ao feminicídio

A primeira Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em 2013, em Campo Grande (MS), e desde então outras unidades foram sendo criadas em diferentes estados do país.
Publicado em Polícia dia 7/03/2023 por Alan Corrêa

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço público criado pelo governo federal brasileiro com o objetivo de oferecer acolhimento, orientação e assistência integral às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A primeira Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em 2013, em Campo Grande (MS), e desde então outras unidades foram sendo criadas em diferentes estados do país.

Casa da Mulher é um espaço é destinado a mulheres que sofreram violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, oferecendo serviços de acolhimento, atendimento psicológico, assistência jurídica, serviços de saúde, capacitação profissional, entre outros. (Foto: reprodução)[/caption].

O objetivo é garantir que as mulheres tenham acesso a todos os serviços necessários em um único local, facilitando o processo de denúncia e o enfrentamento da violência.

Entenda e previna a violência contra a mulher

Há 35 anos, em agosto de 1985, a primeira Delegacia da Mulher do Brasil foi criada graças à luta das próprias mulheres, que reivindicaram ao governador Franco Montoro um espaço diferenciado. Na época, as mulheres que eram vítimas de agressão não recebiam um tratamento adequado ao denunciar na delegacia comum. No primeiro dia de abertura, mais de 500 mulheres aguardavam na fila.

A Dra. Rosmary Correa, uma das mais respeitadas autoridades no assunto da violência contra as mulheres, orienta as vítimas a reagir à primeira agressão, ainda que seja um grito ou soco na mesa, pois o feminicídio pode começar em uma agressão aparentemente menor. Existe o aplicativo de celular “X” vermelho e outras maneiras de atender a mulher em situação de violência, como na farmácia, onde a vítima pode mostrar a palma da mão com o “X” para a atendente saber que precisa de ajuda e chamar a viatura.

Qualquer pessoa pode ajudar ou denunciar a violência, inclusive membros da família da vítima. É importante lembrar que a agredida não está lá porque quer, e se alguém ouvir alguém pedir socorro, deve ligar para o número 190. A vítima pode pedir uma medida protetiva, e a autoridade policial fará a solicitação ao juiz. O aumento da violência contra a mulher e do feminicídio durante a pandemia é uma preocupação, por isso, é importante prestar atenção aos primeiros sinais de violência psicológica e procurar ajuda imediatamente.

Comentando detalhes

A violência contra a mulher é qualquer ação ou conduta que cause danos físicos, sexuais, psicológicos ou patrimoniais a uma mulher, simplesmente por ela ser mulher. Essa violência pode ser praticada por qualquer pessoa, seja um desconhecido, um conhecido ou um parceiro íntimo, e pode ocorrer em qualquer ambiente, como na casa, no trabalho ou na rua.

A Casa da Mulher Brasileira é uma iniciativa importante na luta contra a violência doméstica e familiar, uma vez que proporciona às mulheres vítimas de violência um atendimento humanizado, eficiente e completo, contribuindo para a prevenção e redução dos casos de violência contra as mulheres no país.

Existem diferentes tipos de violência contra a mulher, tais como:

A violência contra a mulher é uma grave violação dos direitos humanos e afeta milhões de mulheres em todo o mundo. É importante combater essa violência por meio de políticas públicas, educação, conscientização e medidas legais que garantam a proteção das mulheres e a punição dos agressores.