Economia

Caixa paga Abono salarial PIS-Pasep 2024 nesta segunda 15/07; veja como receber

Nesta segunda-feira (15), será feito o pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2024 para os nascidos em setembro e outubro. O benefício, que pode alcançar o valor de até um salário-mínimo, é concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa. Confira como consultar, quem tem direito e as formas de pagamento.
Publicado em Economia dia 15/07/2024 por Alan Corrêa

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2024 será feito nesta segunda-feira (15) para os nascidos em setembro e outubro. Este é um benefício anual que pode alcançar o valor de até um salário-mínimo, concedido a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atendem aos critérios do programa.

Os trabalhadores da iniciativa privada recebem pelo PIS, administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos recebem pelo Pasep, gerido pelo Banco do Brasil. O benefício é proporcional ao tempo de serviço no ano-base 2022 e pode variar de R$ 118 a R$ 1.412, dependendo dos meses trabalhados.

Para ter direito ao abono, é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos, ter trabalhado para empregadores que contribuem para o programa, ter recebido até dois salários-mínimos por mês e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base 2022. Além disso, os dados devem estar corretamente informados na Rais ou no eSocial.

Quem tem conta na Caixa Econômica Federal receberá o abono automaticamente. Alternativamente, o pagamento pode ser feito através da Poupança Social Digital, saque com cartão social ou diretamente nas agências da Caixa. Para servidores públicos, o Banco do Brasil fará os depósitos prioritariamente como crédito em conta bancária, TED, PIX ou presencialmente nas agências.

Mais informações sobre o benefício podem ser obtidas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho, nas Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158 ou pelo e-mail.

Fonte: G1.