Um ranking de criminalidade internacional feito pela Numbeo.com colocou três capitais brasileiras entre as dez cidades mais perigosas do mundo. O ranking de 2024 é liderado por Caracas, na Venezuela. Entre as cidades brasileiras, Rio de Janeiro ficou em 7º lugar, Fortaleza em 9º e Salvador em 10º.
Além dessas capitais, outras cidades brasileiras aparecem no ranking das 50 mais perigosas do mundo. Recife ocupa o 13º lugar, Porto Alegre o 23º, São Paulo o 25º, Campinas o 38º e Belo Horizonte o 47º. Esses dados refletem a situação de segurança pública no país.
O Brasil é o segundo país com mais cidades no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 12 cidades listadas. Esse número indica um problema significativo de segurança pública no Brasil, afetando diversas regiões.
A Numbeo é uma plataforma colaborativa que coleta dados relatados pelos usuários sobre vários aspectos da qualidade de vida, incluindo taxas de criminalidade. Os dados são analisados para criar rankings que refletem a situação atual das cidades.
Os altos índices de violência, assaltos e outros crimes são fatores que contribuem para a colocação das cidades brasileiras no ranking. Medidas de segurança, como a presença militar em áreas críticas, são adotadas para tentar conter a criminalidade.
A situação de segurança pública nas cidades brasileiras destacadas no ranking mostra a necessidade de políticas eficazes para melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Reduzir a criminalidade é um desafio que requer ação coordenada e contínua.
*Terra.